Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

O ZOOLÓGICO DE MANGABEIRA

Arquivo Geral

30/10/2018 11h47

Em Belo Horizonte, o torcedor não fala de Flamengo, Corinthians, Vasco da Gama, Palmeiras, etc. E os jornais só divulgam notinhas sobre o que rola nos gramados de outras plagas.

Pra galera da terra, o que importa é Atlético e Cruzeiro, principalmente o primeiro, dono da maior torcida e muito mais chamado por “Galo”, do que pelo seu nome de registro civil.

O pai do nome que não sai da boca da torcida é um cara que torcia por um rival atleticano, o América-MG. Assinava as suas charges por Mangabeira, mas fora batizado e registrado por Fernando Pierucetti.

Para compor o mascote do Clube Atlético Mineiro, o desenhista foi na onda da torcida alvinegra belo-horizontina, de que a rapaziada era raçuda, difícil de ser batida, fazendo o tipo galo de briga. Então, Mangabeira colocou em campo um galo carijó, nas cores preta e branca, como as da camisa do clube.

O mascote do Cruzeiro foi uma outra criação dele. Uma raposa, por ter o clube estrelado, à época em que pegara no lápis para defini-lo, cartolas malandros, rápidos para atrapalhar e levar a melhor em negociações pretendidas pelos rivais atleticanos. Para Mangabeira, a astúcia da raposa era o bicho.

No caso do mascote do seu time, Mangabeira foi convencido por um diretora do jornal ‘Folha de Minas’ de que este deveria ser o Pato Donald, das histórias em quadradinhos norte-americanas, personagem de Walt Disney. Ele não gostou e, por sorte dele, o pato mal humorado não decolou. Em seu lugar, entrou um Coelho, que segue em campo.

Mas não ficou por aí a fauna do “Manga”. Entraram para o seu zoológico o Leão, do Villa Nova; o Zebu, do Uberaba, e o Ganso, do Araxá. Fora das Minas Gerais, ele criou mascote (que não vingaram) como um leão marinho bigodudo, para o Vasco da Gama; um lobo flamenguista; o leopardo são-paulino e um papagaio palmeirenses. Foram mais de 60 mascotes, tendo os de fora de Minas não pegado porque o jornal em que ele publicava as suas charges ficava restrito ao Estado. Fernando Pierucetti, nascido em 20.10.1910, em Belo Horizonte, viveu até novembro de 2004.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado