Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

O tubarão mordeu

Arquivo Geral

23/11/2017 15h00

Na tarde do 5 de março de 1977, o já demolido estádio Pelezão abriu a temporada do futebol candango, com a primeira rodada do II Torneio Imprensa, disputa de aquecimento para o torneio que apontaria o campeão regional.

Na preliminar, o Grêmio Esportivo Brasiliense, que desistiu do futebol profissional ainda na década-1970, mandou 3 x 0 pra cima da Demabra, equipe de uma madeireira do Núcleo Bandeirante e que, um pouco depois, trocou de nome, passando a chamar-se Desportiva Bandeirante.

Britinho, Wilson e Eli marcaram os gols do time alviverde, o qual tentaram apelidar por “Tubarão”. Quem eram os jogadores da época? Pelo time gremista atuaram: Wladimir; Ademir, Raul, Edson e Crispim; Gilberto, Roberto e Eli; Britinho, Wilson e Zé Carlos. A Demabra reuniu: Mauro, Enéas, Gilberto, Waldeci (Góes) e Domingos; Wilmar, Messias e Cícero; Zezinho (Bráulio), Anapolino e Geraldo (Gérson).

Detalhe: o defensor Góes era cunhado do presidente do time, João Aureliano, e o treinador teria que escalá-lo, em algum momento da partida, em qualquer posição. O cara já estava careca de tnto tentar e não conseguir ser titular.

Na partida principal da rodada, o Brasília Esporte Clube (hoje, Futebol Clube) e que era alvirrubro), teve mais trabalho para vencer o Canarinho, por 2 x 1, com o tento da vitória marcado por Jorgeney.

Edson Rezende de Olieira, que chegou a diretor de arbitragens da Confederação Brasileira de Futebol, na primeira década de 2000, apitou a pugna, que teve o “Colorado do Planalto”, apelido que não pegou no Brasília, atuando com: Déo; Sidney, Jonas “Foca”, Fleury e Edvaldo; Luís Carlos, Rogério e Ernani Banana (Wellington); Julinho, Léo “Fuminho” e Jorgenei. O Canarinho, criado por Manoel Ramos, humilde servidor do Palácio do Planalto, encntado com o tri da Seleção Brasileira na Copa do Mundo-1970, no México, alinhou: Beto; Aécio, Pará, Ivan e Bolinha; Déo, Maninho e Ariston; Belo, Robertinho e Zé Crioulo.

A renda da rodada dupla atingiu Cr$ 19 mil, 770 cruzeiros. Ao final da disputa, o Brasilia foi o campeão, sem muitos problemas, pois era o time mais forte, sustentado por diretores da Associação Coemrcial do Distrito Federal. Os concorrentes eram registados como profissionais, mas não era muito, não.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado