Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

O INSISTENTE JOAQUIM MOURA

Arquivo Geral

16/08/2018 12h59

As histórias da bola saem, hoje, dos gramados e fazem uma passeadinha pelas regatas, o esporte que dominou a paixão do torcedor brasieiro antes do “ludopédio”. Esta é interessantíssima. Confira a parir do parágrafo abaixo:

O presidente Gilberto Cardoso era sujeito sério, que faria tudo pelo seu Flamengo. Menos malandragens. Mas, as vezes, não tinha como controlar tudo. Caso da atitude do danado do Joaquim Moura, às vésperas da primeira regata da temporadas-1955, em maio.

Gilberto vivia recebendo cobrança dos colegas dirigentes sobre a falta de um barco iole a quatro. Os rubro-negros tinham uma boa guarniução, muito capaz de vencer o páreo, mas não tinha como coloca-la no mar, pois a embarcação disponível apresentava um tremendo rombo no casco.

De tanto ouvir as lamúrias da cartolada, Joaquim Moura pediu para escreverem um ofício dirigido ao presidente do clube Internacional de Regatas, Miguel Dib, pedindo o empréstimo do “Afonso Celsdo”, a melhor iole a quatro do remo carioca, ainda sabendo que teria uma chance em mil. Conseguir aquilo seria a última coisa que Dib faria em sua vida. Mesmo assim, foi à luta.

Joaquim Moura chegou à garagem dos barcos do Internacional, à Rua Santa Luzia, em Niterói, e apresentou o pedido ao empregado que cuidava dos barcos. Este só teve uma atitude: indagar ao Moura se ele seria maluco. E propôs-lhe falar com o presidente Dib. De sua parte, este mandou uma resposta seca: seria mais fácil ele fechar o clube, do que emprestar o Afonso Celso.

Joaquim Moura, no entanto, não se deu por vencido. Seguiu o Dib quando este saiu para almoçar e, de tanto encher o saco do homem, este propôs emprestar uma outra iole. Moura não topou e voltou a insistir no empréstmo do barco tão desejado.

Dib não conseguiu almoçar sossegado. Joaquim Moura sentou-se diante dele e não deu-lhe tréguas. Lembrou que o Internacinal não disputaria a regata Prefeitura de Nietrói e cobrou-lhe deixar o público privado de ver o rolar da melhor iola do remo do Rio de Janeiro.

Não deu pra segurar tanta azaração. Miguel Dib só consegiu ficar em paz qundo assinou a autorizçaão de empréstimo do barco. E a guarnição rubro-negra, devido a insistência de Joaqum Moura, saiu da prova ganhadora da medalha de ouro. Mais uma para as muito tantas da administração Gilberto Cardoso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado