Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Futebol Candango – 2002

Arquivo Geral

12/02/2017 14h01

Esta foi o que se pode chamar de temporada “horroshow”. Foi uma das mais tenebrosas para a bola do DF. Mas a “maricota” rolou.

Em 15 de janeiro, o “Candangão” começou para Botafogo-DF, Brasiliense, Ceilandense, Ceilândia, Centro de Futebol Zico-CFZ e Gama. A tabela foi armada com turno e returno, indo os quatro primeiros colocados para um quadrangular final. Em 20 de março, era conhecido o “quarteto fatal”, tendo o “Jacaré” chegado lá de forma invicta, seguido por Formosa-GO, Botafogo-DF e Gama. Em 30 de abril, vencendo o Brasiliense, por 2 x 1, no Serejão, a casa do adversário, os gamenses venceram o quadrangular. De sua parte, o “Jaca” classificou-se porque o eliminado Botafogo-DF mandou 4 x 1 no Formosa, também fora de casa, o que não se esperava. Em dois jogos – 7 e 14 de maio –, o Brasiliense ficou com o título, empatando, por 1 x 1, no Bezererão, e por 0 x 0, no Serejão, comandado pelo interino Marcos Soares, que assumira a vaga de Reinaldo Gueldini. Como o formato da disputa privilegiava mais a primeira fase, o ”Periquitão” foi prejudicado, e o ”Jacaré” foi para as finais jogando com o regulamento dentro da sacola.

Pela Copa do Brasil, em 16 de fevereiro, O Ceilândia passou por um tremendo vexame, ao ser eliminado, dentro de casa, no Abadião, levando 5 x 0 do Caxias-RS. De sua parte, o Brasiliense eliminou o paraense Águia de Marabá, na primeira fase. Na segunda, passou, também, por um grande vexame. Empatara, por 1 x 1, com o Ceará, fora de casa, e segurava 0 x 0, no Serejão. Na última bola do jogo, viu os cearenses fazerem 2 x 1, de virada.

Por causa do vexame, a diretoria do “Jaca” prometeu presentear, com m “Ipod”, ao torcedor que fotografasse algum atleta seu nas baladas. A promoção “Clique o Craque” revoltou a rapaziada.

Em 16 de julho, o Brasiliense estreou no Campeonato Brasileiro da Série–C, vencendo o Madureira-RJ, por 1 x 0. Oito dias depois, o Gama estreou na Série D, empatando, por 1 x 1, com a Anapolina-GO. Em 3 de setembro, o Gama perdeu a chance de chegar à segunda fase, perdendo, em casa, por 0 x 1, do Tupi, de Juiz de Fora-MG – o Formosa disputou, também, a Série D, sem sucesso.

Em 26 do mesmo mês, o Brasiliense, já sob o comando do treinador gaúcho Argel Fuckse, ex- Caxias-RS, estreou em nova fase da “Terceirona”, com 2 x 2 Chapecoense-SC. Entre os dias 9 e 17 de outubro, derrotas para o Ipatinga-MG e para o Joinville-SC, duas vezes, por 1 x 4, levaram Argel a pedir demissão. No jogo seguinte, sem ele, o “Jacaré” mordeu 4 x 1 Ipatinga-MG. Mas, em 30 de outubro, o foi eliminado da Série C, nos 0 x 3 Chapecoense-SC – temporada nacional mais do que frquíssima. Pra esqucer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado