Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

Ceub no fogo

Arquivo Geral

14/03/2018 7h47

De olho no Brasileiro-1973, o Ceub disputou vários amistosos preparativos. Um deles foi contra o Botafogo, em 10 de fevereiro, no já demolido Pelezão, durante a noite de um sábado.

O time alvinegro carioca era o da torcida da família Peres, dona do Ceub, e estava constantemente convidado para vir enfrenta-lo, por motivos óbvios. Afinal, o presidente do time (clube só no registro), Adílson Peres, era fã da bola do zagueiro tricampeão mundial Brito, do superastro Marinho Chagas e dos atacantes Nílson Dias, Ferreti e Fisher, principalmente. E haveria divesão melhor numa Basília de poucas diversões na época, em uma noite de sábado? Tanto que o torcedor lotou o estádio muito antes do início da pugna, que não teve público divulgado.

Como os alvinegros cariocas tinham grande torcida em Brasília, as suas bandeiras tomaram conta da casa, deixando a turma do Ceub inferiorizada. Pra melhorar a noite, os alvinegros começaram jognado no esquema tático 4-2-4, não respeitando os anfitriões, que se seguravam no 4-4-2. Assim, os retardatários não assitiam ao primeiro gol. Aos 7 minutos, Tuca Ferreti (hoje, treinador famoso, no México) centro bola para a área, da direita, a zaga ceubense cochilou e seu irmão Ferretão “Chope Duplo” abriu a conta: 1 x 0.

E não demoraria a vir mais peixe na rede. O Ceub ainda estava tonto pelo gol levado, sem se encontrar, quando, aos 20 minutos, Carlos Roberto achou Nílson Dias livre, dentro da área do visitado. Finalização na rede: 2 x 0.

O Ceub, inteiramente dominado, só chutou uma bola ao gol aos 28 minutos, em chute de Dinqarte, que o goleiro Wendel defendeu, fácil. Pelo finalzinho do primeiro tempo, até que a sua rapaziada encheu, um pouco, osaco dos botafoguenses. Mas ficou na ameaça.

Para o segundotempo, o treindor Sebastião Leônidas trocou oito atletas alvinegros, o que fez o Ceub jogar no 4-2-4, com mais coragem. Mas a ousadia levou um balde de água fraia, aos 15 minutos do segundo tempo. Ferretão lançou e Fisher em,placou: 3 x 0, mostrando aotreinador Carlos Morales que seu time precisaria melhora rmuito para não fazere feio durante o Campenato Nacional.

Adélio Nogueira apitou, com Djalma Neves e Alaor Ribeiro nas bandeirinhas. O Ceub foi: Zé Valter; Wellington (Fernando), Noel, Oliveira e Serginho; Cláudio, Enísio, Rogério (Renê) e Dinarte; Julinho e Marco Antônio. O Botafogo alinhou: Wendel (Jair); Valterncier, Brito (Scala), Osmar e Marinho Chagas (Edmílson); Carlos Roberto e Marco Aurélio; Tuca, Nílson Dias (Fishcer), Ferreti e Soares (Dirceu).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado