Dan Gilroy tem uma carreira minimamente uniforme. Antigamente como roteirista, Gilroy teve altos, médios e baixos momentos como escritor. Porém, em 2014, sua estreia como diretor em O Abutre provou (e surpreendeu) que seu talento estava contido na função errada em Hollywood. Cinco anos depois, o diretor lança Velvet Buzzsaw, filme disponível no live-streaming, que pode ser categorizado como um espelho de O Abutre.
Parte slasher, parte sátira, Velvet Buzzsaw preenche a tela com o mundo das artes em Miami. Um local onde habitam críticos, consultores, curadores e trabalhadores da arte. Após encontrar obras de um artista falecido, Josephina (Zawe Ashton) resolve divulgar o trabalho póstumo na galeria de Rhodora Haze (Rene Russo). O que a assistente não sabia era do poder sobrenatural que continha no material do artista plástico.
Como seria esse reflexo?
O maior mérito de O Abutre foi mostrar os bastidores de uma notícia. Para quem não lembra da trama, a obra prima de Gilroy contava a história de um homem solitário que vendia imagens de crimes para canais de televisão. Assim como O Abutre (que ironizava o ambiente televisivo), Velvet Buzzsaw encontra formas de satirizar o mundo da arte. Desde piadas sobre o que um artista faz até quem as consome. Enquanto o outro filme de Gilroy mostra o making off das notícias de modo repulsivo, Velvet mostra com muita elegância e cinismo este âmbito.
Mesmo que tenha dado certo mostrar o avesso de O Abutre, Velvet Buzzsaw é uma pequena demonstração de como Gilroy não está adequado com este circuito. O diretor poderia utilizar bons estoques de figurinos ou cenários em objetivo de enriquecer visualmente o longa-metregem.
Entretanto, vez ou outra é encontrado esses adereços visuais estupendos que permeiam como metafora acontecimentos da narrativa. Com, por exemplo, o momento em que dois personagens debatem a seriedade da arte e é feito um desfoque em pedaços de fezes de plástico em uma estante.
Além disso, existe tanto e ao mesmo tempo quase nada de sustância neste filme que, ironicamente, Velvet Buzzsaw se torna aquilo que mais satirizou: um título que debocha de um mundo fútil mas que ao mesmo tempo é superficial. Propositalmente ou não, é uma experiência interessante, porém longe de ser avassaladora como O Abutre.