Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Por que o público geek é um dos mais intolerantes da internet?

Arquivo Geral

14/06/2018 21h14

Atualizada 15/06/2018 2h01

Existe uma alegoria muito sutil na fala de Kristen Wiig em As Caças-Fantasmas. A personagem diz: “Somos mulheres, ninguém vai acreditar que vemos fantasmas”. Troque a última sentença por “fazemos sucesso” e saberá muito bem de qual comparação é vista em tela.

Analogia intencional ou não, vale lembrar que o filme sofreu ataques virtuais devido aos protagonistas que eram inteiramente femininos. O machismo não foi o único que deu as caras na internet. A intolerância racial também soube permear lançamentos hollywoodianos. Star Wars – O Despertar da Força, por exemplo, foi atacado por conta de Finn (John Boyega) ser um protagonista negro.

John Boyega, protagonista de Star Wars que sofreu ataques racistas antes do lançamento de O Despertar da Força

Nos quadrinhos, quando a editora Marvel anunciou que o Homem de Gelo, integrante dos X-Men, seria homossexual, o ataque também ocorreu. Mas de onde vem tanto ódio? Infelizmente, grande parte surge do público geek. 

Primeiro beijo gay do Homem de Gelo na HQ dos X-Men

Resolvi resgatar o tema, pois assim que sai da sessão de Oito Mulheres e Um Segredo, lembrei dos comentários de quando o primeiro trailer saiu no YouTube. “Mais mulheres fazendo filmes. Isso é péssimo” ou “Daqui a pouco vão transformar o James Bond em uma mulher também. Culpa da Mulher-Maravilha”. E essas são as citações mais “saudáveis” por assim dizer. Abstraio os desnivelados.

Em uma entrevista para o portal do The Hollywood Reporter, a feminista Sarah Banet-Weiser enfatiza o maior motivo para tamanho repúdio: “O público para esses filmes são agora homens adultos e tiveram um impacto especial quando adolescentes, cresceram e por isso, não é do costume destes espectadores verem mulheres no poder”.

Na mesma reportagem, o site entrevistou Paul Feig, de As Caças-Fantasmas que também teve uma explicação sobre este fenômeno infeliz. “Durante muito tempo, os homens sentiram que grandes gêneros pertenciam apenas a eles, o que realmente acontecia. Se existe uma mudança neste contexto, eles acham ruim ou estranho. Por isso não toleram”, conta.

Elenco de As Caças-Fantasmas reunido. Devido ao boicote dos internautas, a arrecadação de bilheterias gerou prejuízo ao estúdio

Felizmente, os estúdios Warner Bros realizaram uma campanha, a fim de tapear este público intolerante, levando as atrizes aos talk-shows e outras interações com público via redes sociais.

Elenco de Oito Mulheres e Um Segredo. Ações de marketing que driblou o público intolerante

Além das precauções tomadas pelos estúdios Warner, é possível dizer também que Oito Mulheres e Um Segredo não sofreu tanto pois poucos homens cresceram vendo os personagens de George Clooney e Brad Pitt como maiores ícones como Han Solo ou Peter Venkman se firmaram. De qualquer forma, não existe uma nova dominância de minorias (como estes internautas atacam). Entretanto, o que estas produções procuram é aquilo que todas as demais tiveram: regalias.

 

Fonte: https://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/why-gender-swapped-oceans-8-has-avoided-ghostbusters-trolls-1117940

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado