Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

Atores que surpreenderam

Arquivo Geral

19/04/2018 10h00

É um ditado bem clássico. “A expectativa é a mãe da decepção” Felizmente, este provérbio tem suas exceções. No texto dessa semana, escolhi alguns atores que tiveram seu talento questionado após a contratação e conseguiram reverter isso com performances memoráveis.

 

Gal Gadot como Mulher-Maravilha/Diana Prince

É o exemplo mais recente e que ficará no imaginário coletivo por muito tempo. Após anunciarem que a sequência de Homem de Aço seria Batman V Superman – A Origem da Justiça, a atriz israelense Gal Gadot foi cotada para viver a amazona em uma participação mínima.

Assim como Ben Afleck (em breve citarei), a intérprete foi espancada nas redes sociais por não ter o porte ideal da personagem. Mesmo com o seu longa-metragem solo confirmado em 2017, um dos maiores momentos de Batman V Superman foi a presença marcante de Gal Gadot como Mulher-Maravilha. A movimentação, o carisma e a disposição da atriz fizeram da sua personagem o maior fenômeno da cultura pop em 2017.

 

 

Anne Hathaway como Selina Kyle/Mulher-Gato

Christopher Nolan assustou os fãs de quadrinhos em 2008 ao anunciar Heath Ledger como Coringa. O resultado foi a performance antológica que rendeu vários póstumos. O susto veio novamente em 2010 quando Nolan finalizava a pós-produção de A Origem ao declarar Anne Hathaway como Selina Kyle em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Hathaway tinha dois desafios: suplementar a atuação podre de Halle Berry e superar o desempenho icônico de Michelle Pfeiffer. Para o alívio dos fãs, cujo argumento era o olhar de Bambi da atriz, a interpretação surpreendeu. Até mesmo o ex-presidente Barack Obama declarou que o melhor do filme era Anne Hathaway.

Steve Carell como John du Pont

A maior prova de fogo de um comediante é desvencilhar o estigma do público diante sua reputação. E esse foi o grande desafio de Steve Carell – conhecido por inúmeras comédias e o seriado The Office – ao interpretar um vilão contemporâneo. Com ajuda de muita maquiagem e métodos dos quais fizeram Marlon Brando um ícone em Poderoso Chefão, Carell conseguiu a aprovação de quem questionou. A consequência disso gerou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016 pelo filme Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo. 

Ben Affleck como Batman/Bruce Wayne  

Um exemplo controverso, até porque o intervalo de anos entre a atuação de Christian Bale na trilogia de Nolan foi pouco. E também que a maioria do público que desaprovou o filme e projetou isso na performance de Affleck. Porém, isso não foi o suficiente para os estúdios Warner Bros para impedir de escalar o quarentão como Batman em películas futuras. Assim como Gal Gadot, Affleck foi destruído nas redes, resultando em uma petição para retirar o ator de Batman V Superman – A Origem da Justiça.

Mas o que os fãs não esperavam é que o intérprete usou alguns momentos conturbados da sua vida pessoal para o personagem. Assim como todos citados aqui, a reviravolta foi tão grande que após Affleck declarar o abandono do personagem, surpreendentemente, fãs protestam por sua permanência.

Heath Ledger como Coringa

Sem dúvidas, é a performance mais aclamada. Quando escalado, Ledger tinha acabado de ser indicado ao Oscar de Melhor Ator por O Segredo de Brokeback Mountain, e mesmo assim, os fanboys resolveram ignorar o quão versátil o australiano era. Mesmo depois do anunciamento de sua morte, espectadores ainda questionavam a escolha de Christopher Nolan para o papel.

Na estreia do filme, em julho de 2008, um sentimento de pesar dominava todas as exibições de Batman – O Cavaleiro das Trevas. A representação de Ledger foi tão emblemática e decisiva que rendeu, como citei, diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O maior compadecimento dos fãs e de muitos cinéfilos é, até hoje, imaginar do que Ledger seria capaz caso estivesse vivo, uma vez que o ator havia completado 28 anos em 2008.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado