Menu
Gus Oliveira

Sharks e INTZ vão jogar o qualificatório para o Major da IEM Katowice 2019 no Brasil

Arquivo Geral

23/10/2018 14h57

Saiu quais equipes foram convidadas pela IEM Katowice 2019 para o qualificatório fechado do Brasil para o Major. E tivemos algumas surpresas: 2 para ser mais exato.

A INTZ, que está jogando no Canadá a ESL Pro League NA, e a Sharks, que está na Europa já tem algum tempo, foram convidadas para participar do qualificatório aqui no Brasil. Isso trouxe algumas polêmicas à tona, a final, ambas as equipes não jogam aqui no Brasil. Então decidi fazer uma coluna sobre isso para gente poder conversar sobre isso e eu poder esclarecer algumas coisas.

A primeira coisa a ser esclarecida é: o Nak disse, via twitter, que times que são do Brasil não podem jogar o qualificatório para o Major de nenhum outro lugar que não seja a América do Sul ou América do Norte. Isso significa que eles simplesmente não poderiam jogar o qualificatório pro Major pela europa – e sendo bem sincero, eles não teriam muitas chances de se classificar para o Major hoje jogando na Europa.

A segunda coisa a ser esclarecida: a INTZ jogando o classificatório do Brasil para o Major. Essa parte já é uma parte mais complicada e nenhum jogador esclareceu e muito menos a organização da IEM Katowice 2019. Eu só consigo imaginar duas coisas:

1- A INTZ foi para o Canadá há pouquíssimo tempo, e descobriram que iriam participar da ESL Pro League há não muito mais tempo (pelo menos abertamente). Isso pode significar que eles já tinham sido convidados a participar antes mesmo da própria IEM Katowice saber que eles iriam estar jogando pelo NA.

2- A INTZ pensa que será mais fácil para ela se classificar jogando aqui na América do Sul e, portanto, optou por jogar por aqui.

Qual você acha que é a mais provável, considerando que na INTZ tem jogadores que já estiveram no topo do mundo ou já foram vice-campeões de Major.

E agora vamos falar sobre a terceira polêmica: o convite para a Imperial, e não para equipes que já tiveram mais sucesso aqui no Brasil, como a W7M e Wild. Para mim, realmente não há muita explicação. A única coisa que posso pensar é que a equipe da Imperial tem nomes que já são mais conhecidos internacionalmente, então a IEM simplesmente assumiu que eles eram a melhor equipe jogando por aqui.

No final das coisas, não vai ser o fim do mundo, afinal as outras equipes ainda têm a possibilidade de conseguir as outras 4 vagas para o restante do qualificatório.

E passando mais para frente: das 8 equipes que vão jogar o qualificatório fechado (INTZ, Sharks, Imperial e Isurus + 4 que vêm do aberto), apenas duas são classificadas para o minor para seguir o sonho de jogar o Major. E sendo bem sincero: está completamente em aberto.

Como já disse outras vezes aqui na coluna, o nível da INTZ realmente me surpreendeu lá fora. E isso faz com que eles sejam francos favoritos para esse qualificatório fechado. Mas não dá para cravar.

A Isurus têm mostrado um nível muito bom, e as próprias W7M e Wild mostraram que estão também jogando muito bem. Os próprios jogadores da MiBR disseram isso quando vieram aqui e jogaram o showmatch contra a w7m. Os jogadores da Luminosity também disseram que, durante o seu tempo aqui no Brasil, treinaram com equipes do cenário nacional e que estão realmente em um nível muito bom. Isso só prova que, no fim, terem ido muitos jogadores para os Estados Unidos jogar, mesmo que não tenham dado certo, fizeram o nível no Brasil aumentar consideravelmente. Mas isso é assunto para outra coluna.

No mais, basta esperar.

Abs,
Gus Oliveira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado