Menu
Gus Oliveira

O que é o esporte eletrônico?

Arquivo Geral

17/08/2018 18h43

Você chega em casa à noite depois de um longo e cheio dia de trabalho e vê seu filho sentado no computador. Ali, você sabe que ele ficou o dia todo.

Ou talvez você chama seu parente para almoçar no meio da tarde de sábado e ele pede para não ir porque quer assistir à um jogo. Ora, mas sábado meio-dia não tem jogo de futebol. Né?

É verdade. O que acontece é que nenhum deles está assistindo a um jogo de futebol ou estão sequer assistindo a qualquer jogo de esporte tradicional. Eles estão assistindo ao esporte eletrônico. Mas afinal, o que é esporte eletrônico?

Basicamente, esporte eletrônico são os jogos de videogames da sua época que se tornaram tão competitivos e estratégicos que se tornaram esportes. Esportes que movimentam milhões por ano, seja ele no Brasil ou lá fora.

Essa frase está quase se tornando um clichê: “O esporte eletrônico movimenta milhões”. Mas é importante frisar que não estou falando aqui do mercado de games que realmente movimenta bilhões no mundo inteiro. Estou falando exclusivamente de esporte eletrônico. É bom fazer essa separação porque, no fim, eles são quase coisas completamente distintas.

O mundo de games está cheio de jogos que não se tornaram competitivos – ou que se tornaram competitivos mas não movimentam tanto dinheiro assim. Muitas pessoas jogam jogos como The Sims, que servem para você se divertir enquanto joga mas não tem uma competitividade e, portanto, não são esportes.

O que estou falando aqui são daqueles que se tornaram esportes. Counter-Strike, League of Legends, Dota 2, Starcraft 2, Fortnite, Playerunkown Battlegrounds entre tantos outros. Esses, por si só, movimentam milhões.

A essa altura você deve estar imaginando “mas como isso pode movimentar milhões?”. Bom, é até relativamente simples. Jogos mais famosos, como LoL, Dota 2 e CS:GO – além do Fortnite, que é o jogo mais jogado atualmente, costumam ter seus campeonatos e partidas transmitidas. Essas transmissões conseguem alcançar até mais de 1 milhão de pessoas simultaneamente. Se você não tem noção do que significa esse número, explico: na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018, 3,4 milhões de pessoas assistiram ao jogo no SporTV. E é a Copa do Mundo de futebol.

É claro que se juntarmos todas as emissoras que transmitiram os jogos da Copa o número é bem maior. Mas essa aproximação em si com o SporTV já é assustadora. Principalmente porque os jogos no esporte eletrônico ainda tem sua maior massa de transmissão via internet, algo que nem todo mundo tem acesso.

O ponto é: de 2010 para cá, houve um boom no mercado de esporte eletrônico. E parece que não irá desacelerar. O esporte eletrônico não é apenas o futuro do entretenimento. Ele é o presente. Então, não se preocupem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado