Menu
Gus Oliveira

O melhor jogo que já joguei.

Arquivo Geral

15/10/2018 17h50

Hoje eu vou contar para vocês uma história. Uma história do melhor jogo que eu já joguei.

Quando eu tinha meus 7-10 anos, fui numa Lan House pela primeira vez. Nessa Lan House, que ficava aqui perto de casa, eu descobri o que se tornou hoje a minha grande paixão: o esporte eletrônico.

É claro que, naquela época, eu não tinha ideia do que era isso. Eu só sabia que existia um lugar no qual eu podia simplesmente entrar, sentar em uma cadeira e usar um computador para jogar.
Inclusive, meu aniversário de 8 ou 9 anos eu fiz lá. Lembro que meus pais compraram umas comidas e eu e vários amigos ficamos lá enquanto jogávamos. Foi uma boa época.

Mas enfim, o jogo que eu acabei jogando muito lá foi o Mu Online. Mas eu não jogava o servidor original, lembro que os próprios donos da Lan House tinham um próprio servidor pirata de Mu (o que, pensando agora, não sei se é algo legal). Então: Mu era o melhor jogo que eu já joguei. Mentira, não foi o melhor, mas foi definitivamente o jogo que eu mais joguei naquela Lan House.
Mas então, porque que eu estou contando sobre essa Lan House? Porque foi lá que eu conheci a pessoa que me apresentou a um MMORPG que se chamava Ferentus – esse sim, o melhor jogou que eu já joguei.

Acho que o nome dele era Alex, mas o nick dele era Camelo. Ele trabalhava naquela Lan House e acho que era um dos GMs do servidor de Mu, não lembro.

Enfim, um tempo depois aquela Lan House fechou, mas eu ainda tinha contato com o Camelo. Isso porque minha mãe tinha me comprado um computador e ele era quem eu ligava quando precisava consertar alguma coisa.

E foi nessa época que ele me apresentou o Ferentus.

Ferentus era um MMORPG que, para a época, tinham uns gráficos incríveis. Eu, pelo menos, achava os gráficos muito bons – principalmente porque era um jogo de graça.

O jogo nunca se tornou muito popular. Ele chegou a ter uma boa quantidade de pessoas jogando, mas lembro de pessoas criticando os gráficos (o que só prova que talvez eu fosse só uma criança), um jogo onde não tinha quests e era muito difícil de upar. Tipo, muito difícil. Não tinham poções, não tinham quests e nem outra forma extra de ganhar experiência. Mas eu amava aquele jogo. Não sei por quê. Mas me fascinava. Eu nem tinha um boneco forte. Só gostava de matar uns bonecos e ir para o modo PvP ficar morrendo mil vezes para os outros jogadores. Gostava também de ir para Guild Wars onde eu não conseguia fazer nada porque meu boneco era muito fraco para participar. Foi o primeiro jogo que me fez real passar uma noite inteira acordado jogando. É claro que isso não é necessariamente saudável, mas as vezes é bom deixar as crianças brincarem.

Pelo jogo ser muito parecido com o Lineage II e com Silkroad – que eram nomes definitivamente mais fortes e tinham mais dinheiro – o jogo eventualmente acabou morrendo. Com isso foram criados outros servidores – um na Coreia e um na China: o Herrcot e o Xiones. Esses já tinham mais coisas e formas mais fáceis de se upar – como por exemplo quests!! – mas também acabaram não sobrevivendo.

Desde que esses dois jogos morreram, vários apaixonados pelo jogo têm tentado recolocar os servidores online. Tentaram comprar direitos, baixaram os clientes que tinham informações, mas sempre faltava alguma coisa para o servidor ficar online e eles sempre acabavam desistindo. E quando eu já tinha desistido (na verdade, já desisti há anos) de tentar jogá-lo, um grande amigo meu encontrou um servidor do Discord, isso há uma semana, no qual tem tipo 10 pessoas dentro dele. Esse discord conta com algumas pessoas que estão tentando, mais uma vez, reviver o jogo. Eles dizem que não querem lucros com o game, não querem ganhar nada. Só querem colocar o servidor online para que os amantes de Ferentus, Herrcot e Xiones – e os nostálgicos – pudessem reviver a experiência de estar dentro do jogo. E é por isso que eu resolvi fazer esse post.

Resolvi fazer esse post porque eu queria contar a minha história com esse jogo. Foi o primeiro MMORPG que eu realmente me encantei, o primeiro jogo que me fez perceber o quão possível era se relacionar com pessoas completamente diferentes de você e ser amigo delas. Ele provavelmente nunca foi o melhor jogo em termos de gráfico, nunca foi o jogo mais populoso e definitivamente não foi o jogo que mais sobreviveu. Mas ele com certeza foi o jogo que mais marcou a minha infância. Se você leu até aqui, espero que você tenha curtido e agora esteja esperando junto comigo que esse jogo volte a ficar ativo!

Abs,
Gus Oliveira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado