Menu
Gilberto Amaral

Tributo

Arquivo Geral

24/02/2017 7h00

Atualizada 23/02/2017 22h23

Quando se trata da mais fina Música Popular Brasileira o nome dele certamente se figura nos primeiríssimos degraus. Tanto na composição de letras da mais alta verve poética, quanto na hegemônica construção de suas melodias. Falo de Tom Jobim que será homenageado no apoteótico show “Tom Jobim 90 anos”, no próximo dia 25 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Amigos de longas datas, desde a fundação da Bossa Nova no Beco das Garrafas, Toquinho, Joyce e João Bosco farão as honras. Entre as belas canções de Tom, historinhas pitorescas vivenciadas com o grande maestro.

Gorjeta de cada dia

As novas regras para o repasse das gorjetas (a regulamentação da matéria está com o presidente Temer, para sanção) irão desonerar o setor de bares e restaurantes. O projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados estipulará um percentual do montante arrecadado com as gorjetas para o pagamento de encargos trabalhistas e tributos. Até então, a gorjeta era considerada faturamento do estabelecimento, e, mesmo que integralmente repassada aos empregados, bares e restaurantes tinham que arcar com impostos sobre o valor.

Fiscalização no lago

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Brasília, intensificará a fiscalização da navegação no Lago Paranoá no feriado prolongado de Carnaval para alertar a população sobre os riscos de acidentes durante esse período do ano em que aumenta o fluxo de embarcações no lago, principalmente as de esporte e recreio.

Investimento

Em visita a Suframa, o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, revelou que pelo menos três empresas húngaras desejam instalar fábricas na Zona Franca de Manaus. Elas atuam em tratamento de esgoto, desenvolvimento de software e sistema e sensores eletrônicos em vigilância, inclusive de fronteiras.

Tucano pode voar no Congo

Além da mandioca, Brasil e Congo têm em comum poderosos recursos naturais: as duas maiores florestas tropicais do mundo. Em um bate-papo, num restaurante local, degustando iguarias africanas, o nosso Embaixador Raul de Taunay, em Brazzaville, nos contou que pretende incentivar a aproximação de empresas brasileiras com o mercado congolês. lnclusive, estaria prevista neste semestre uma possível missão da Embraer para exibir as qualidades do novo caça Tucano, neste país da África do Oeste.

Menu (g)astronômico

O bi-estrelado Thierry Marx foi um dos chefs que criou o menu do astronauta Thomas Pesquet para a missão espacial Proxima, a bordo da estação ISS. O menu será adaptado a uma versão gourmet de 6 pratos no restaurante “Sur mesure” (hotel Mandarin Oriental). Dentre as delícias (g)astronômicas: língua de vitela com foie gras, peito de frango com cogumelos ao vinho amarelo e outras surpresas pela detonante bagatela de 230 € por pessoa. Para quem estiver passeando em Paris, somente nos dias 7, 14, 21 e 28 de março.

Imigração

Europeus também têm medo de expulsão. Franceses, alemães, espanhóis se manifestaram em frente ao Parlamento britânico para exigir garantias de que poderão continuar vivendo no Reino Unido após o Brexit. A saída do UK da União Europeia afetaria cerca de 3 milhões de imigrantes do Velho Mundo.

A coluna vai botar o bloco na rua e só retorna no dia 6 de março. Um bom Carnaval!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado