Menu
Gilberto Amaral

Pesca elétrica

Arquivo Geral

31/01/2018 7h00

Atualizada 30/01/2018 21h54

Parlamento europeu pede fim da pesca elétrica na União Europeia e começa batalha contra pescadores holandeses que utilizam essa técnica no Mar do Norte. Supermercados e chefs de cozinha apoiam a luta e rejeitam produtos dessa origem. ONGs alertam sobre a desertificação dos oceanos e temem a decisão da Comissão Europeia que abona a pesca holandesa. Um combate que divide os europeus.

Paul Bocuse

Mais de 1.500 chefs de todo o mundo e milhares de admiradores fizeram uma última homenagem ao “papa” da gastronomia, na última sexta, em Lyon. “Monsieur Paul”, embaixador da culinária francesa, nomeado chef do século com tripla-estrela Michelin desde 1965, faleceu no dia 20, aos 91 anos. Adepto da cozinha tradicional, dizia que “a felicidade está na cozinha”.

Vinho orgânico

O interesse dos franceses pelos vinhos sem agrotóxicos cresce a cada ano. A produção orgânica quadruplicou em oito anos, apesar desse aumento, somente entre 7% e 10% dos produtores estão atentos à redução dos produtos químicos. A transformação está sendo feita aos poucos, começou há cerca de 10 anos e agora se reflete na produção de vinhos orgânicos, naturais ou biodinâmicos. Segundo a associação de consumidores UFC-Que Choisir as garrafas de Bordeaux estão com três vezes menos resíduos químicos do que as de quatro anos atrás.

Pomerol

Jean-Claude Desmarty, produtor do prestigioso Pomerol Clos de Saint André trabalha suas vinhas quase centenárias como se fosse um grande jardim: à mão, com cavalos, de maneira artesanal e sem agrotóxico. O resultado é um vinho raro (apenas cerca de duas mil garrafas por ano) e de excelência. O paladar agradece, saúde!

Noite estrelada

A bela casa de Renê Rocha e Anna Karina encheu-se de alegria, emoção e bom gosto na festa em comemoração aos 80 anos da atriz e jornalista Maria Valdira Bezerra, a querida Dira. Tudo perfeito. Da saborosa comida, aos doces, champanhe, uísque e músicas ao vivo dos anos 70 e 80. Dira era o retrato da felicidade cercada dos filhos, além da nora, genros, netos e bisneto, e dos fiéis e dedicados amigos presentes na data festiva.

Leva 50…

No Programa do Silvio Santos, o presidente Temer compareceu e falou sobre a Reforma da Previdência. Depois de debater o assunto, na hora de sair, Temer meteu a mão no bolso e brincando disse: “leva 50”.

Tênis

O Torneio da Austrália consagrou Roger Federer como o único tenista a ser campeão 20 vezes de Grand Slams. O sucesso do torneio foi o sul coreano Hyeon Chung, que venceu Federer por 3×0, e um americano pelo mesmo score. No jogo contra Federer, Chung não pôde terminar a partida por causa de uma violenta bolha no pé. Mas esse menino vai longe…

50 anos de música

Depois de fazer o maior sucesso anos atrás cantando “Madalena”, quem sabe Ivan Lins vai abrir o seu show com essa canção, acompanhado de Toquinho, no violão. Será no Centro de Convenções, no dia 13 de abril.

B-day

A estilista Cláudia Galdina conta tempo hoje. Comemorações em sua fazenda, cercada pelo carinho dos familiares e amigos. Cláudia entrou o ano com força total, com a agenda preenchida de pedidos, inclusive para a França. Parabéns!

Arte

Bento Viana Galeria abre suas portas na comercial da QI 17 do Lago Sul, com coquetel para convidados no fim da tarde, cardápio assinado pelo Taypá, e a mostra “Voz do Olhar”, com trabalhos de Bento Viana, sob a batuta de um dos maiores e mais premiados curadores de fotografia do Brasil, o pernambucano Diógenes Moura.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado