Menu
Gilberto Amaral

Na corte

Arquivo Geral

25/07/2017 6h30

Atualizada 24/07/2017 23h02

Na Corte
Já está em Brasília com dona Marly, o presidente José Sarney, que passou uns dias descansando em São Luís e aproveitou para fazer campanha para sua filha Roseana, que vai ser candidata ao governo do Maranhão.

Aniversário do presidente
Não deixei de passar ontem no gabinete do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, que estava fazendo aniversário. O telefone não parou de tocar um segundo para os cumprimentos ao dinâmico amigo.

Noventão
Domingo, não deixei de ligar pela manhã, para o meu amigo pioneiro e jornalista Ari Cunha (foto), que completava 90 anos. Primeiro falei com seu filho Arizinho, que colocou o telefone no ouvido do pai e eu disse: Feliz aniversário meu velho e querido amigo Ari Cunha.

Superobra
Uma grande obra está sendo executada pelo GDF na saída Norte de Brasília, ali perto da Ponte do Bragueto. Os moradores do Lago Norte só veem muitos homens e máquinas trabalhando sem parar, viadutos em construção, terras sendo removidas e grandes escavações. Parece até obra do tempo do governador Joaquim Roriz, mas é obra do governador Rodrigo Rollemberg (foto) e sua equipe. Dizem que vai ficar uma maravilha.

Seminário
Nesta terça, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA/ONU) e o Ministério do Planejamento, realizam o Seminário Transformação Rural Sustentável e Inclusiva. O objetivo é compartilhar conhecimentos e discutir questões ligadas à transformação rural sustentável e inclusiva no Brasil, destacando boas práticas e os desafios para o futuro. O evento também debaterá temas que serão tratados na conferência internacional sobre cooperação sul-sul e triangular, que está sendo organizada pelo FIDA e pelo governo brasileiro e acontecerá no final de novembro, em Brasília.

Viciados
Competente prefeito de São Paulo, meu amigo João Dória (foto), está numa luta feroz para acabar com a Cracolândia, uma vergonha no centro da capital paulista. Está oferecendo abrigos para os que deixarem o local e até proibiu uma ONG de oferecer sopa à noite aos viciados, para que eles busquem e tenham essa assistência no abrigo. E aí apareceram os protestos do pessoal de direitos humanos. O prefeito está batalhando para modificar esta triste realidade, mas a ajuda com a sopa só está servindo de motivo para que eles permaneçam no local. Unir forças é o caminho.

Mentira
Quando o juiz Sérgio Moro bloqueou R$ 600 mil, sequestrou três carros e dois apartamentos do ex-presidente Lula, semana passada, os advogados dele protestaram dizendo que Lula ia passar fome. Poucos dias depois, Moro bloqueou mais R$ 9 milhões das contas de Lula. Os advogados e o próprio ex-presidente ficaram com a cara no chão e sem ter o que dizer, sobretudo aos petistas mais fanáticos. Como dizia o meu avô: “Mentira tem perna curta”.

Favelas
Apresentador da TV Globo, Fausto Silva, fez no seu programa do último domingo, uma crítica que muita gente tem vontade de fazer, mas evita para não ser acusado de preconceito: “Favela ou comunidade é tudo a mesma porcaria, a mesma mercadoria”. Com certeza os milhões de favelados do Rio, que formam a cidade mais favelada da América do Sul, não gostaram. Mas chamá-las de comunidade não melhora em nada a realidade delas.

E o dinheiro, Silvio?
Um dos quadros do programa de Silvio Santos é de prêmios, que começa com um milhão e vai diminuindo até mil reais. As pessoas que concorrem vão nas bolsas para ver de quanto será o prêmio. A maioria abre e sempre está escrito a palavra “tira”, ou seja, diminui o prêmio. Como profissional de televisão há 61 anos, eu já tive um programa parecido, sendo que os prêmios ficavam expostos. As pessoas que concorrem, abrindo as bolsas, todas às vezes encontram a palavra “tira”. Vai aqui uma sugestão para o Silvio: mostre as bolsas onde se encontram os prêmios de um milhão e assim por diante. Isso é para que fique tudo às claras.

Tempero solidário
No dia 8 de agosto, Carol Hudson, Luciana Andrade e Fabiany Damasceno irão promover um almoço beneficente no Limoncello, em prol do Centro Social Santa Clara, na Estrutural. Neste local vivem mais de duas mil famílias que enfrentam todos os dias as consequências de uma vida quase que em total miséria. Vamos abraçar esta causa e ajudar essas famílias carentes!

Sinos
Quem trabalha no Conjunto Nacional, no Conic, na Rodoviária e na Esplanada têm o prazer de ouvir, todos os dias, as badaladas do meio dia do sino da belíssima Catedral de Brasília. É um som relaxante, convidativo à reflexão, que leva a gente para muito longe. Eu, por exemplo, volto para minha infância quando ouvia o sino da matriz de minha querida São Sebastião do Paraíso. Quando os sinos tocam acalmam nossa alma. É uma delícia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado