Menu
Gilberto Amaral

Movimento

Arquivo Geral

08/10/2018 7h00

Atualizada 07/10/2018 22h51

A declaração do presidente do Supremo, Dias Toffoli, de que foi um movimento em 1964, não citando revolução, causou estranheza em certa imprensa que domina o país e não sabe nada, pois muitos nem eram nascidos. Na realidade, Toffoli tem razão. Foi um movimento militar que salvou o Brasil. O golpe foi dado pelos três ministros militares que deveriam ter empossado o vice-presidente Pedro Aleixo, quando o meu amigo Costa e Silva ficou doente.

Literatura
O Ciclo de Literatura Contemporânea chega a CAIXA Cultural Brasília, de 15 a 21 deste mês, com diálogos, oficinas e show. O projeto vai abordar a condição contemporânea de mutação do objeto livro e os trânsitos da literatura entre outras linguagens artísticas.

Destaque
Carlos Domingues Ávila, professor doutor, do Mestrado em Ciências Humanas, Cidadania e Violência, do Centro Universitário Unieuro, participará, no dia 12 de novembro do 2º Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas e 2º Congresso Brasileiro de Estudos Mayas, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em Belo Horizonte. Apresentará artigo de sua autoria “Um verdadeiro jogo de tronos: Guerra e Paz entre os reinos Mayas do Período Clássico”. Material disponível no link: http://www.estudosmayas.net/
anais2/DOMINGUEZ.pdf.

Outubro Rosa
O Templo da Boa Vontade, o monumento mais visitado de Brasília, está aderindo mais uma vez, como tem feito há diversos anos, à campanha Outubro Rosa, iniciativa internacional que visa conscientizar e alertar as mulheres e toda a sociedade da importância de prevenir e de diagnosticar precocemente o câncer de mama. Durante todo o mês, edificações, prédios públicos e privados, pontes, igrejas e outros locais ganham luz rosa a fim de remeter à cor do laço que simboliza a luta contra a doença.

Charles Aznavour
As folhas caem neste início de outono parisiense e o embaixador da cultura francesa, que fez o mundo cantar em francês, nos deixou aos 94 anos na última segunda-feira. Eu tive a honra de vê-lo cantar, na Cidade Luz e de entrevistá-lo anos atrás, em Brasília, para o Ponto de Encontro com Gilberto Amaral. A lembrança que guardarei é de um grandioso que soube ser simples. RIP # charlesaznavour?

Comentários fraudulentos
Pela primeira vez na história, um comentário fraudulento na Internet dá em prisão. O tribunal criminal de Lecce (Itália) acaba de condenar um fraudador on-line a nove meses de prisão e 8.000 euros de indenização. Um primeiro passo que os sites de dicas de viagens, os profissionais do turismo e os restaurantes agradecem! Na Itália, mas também em toda a Europa, deixar comentários falsos na web, especialmente quando há remuneração, é uma violação da lei.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado