Menu
Gilberto Amaral

Mérito

Arquivo Geral

21/11/2017 7h00

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e a segunda secretária, Mariana Carvalho, convidam para a solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo 2017, nesta quarta-feira, às 10h30, no Plenário Ulysses Guimarães. Com muita honra estarei presente na solenidade para receber esta importante honraria.

O gesto de Francisco

Cada Papa tem a sua característica própria para o seu pontificado. São Papas pela grandeza de seu espírito. No último domingo o Papa, que escolheu o nome de São Francisco por ser o protetor dos pobres, ressaltou em sua homília na Praça de São Pedro a ajuda que os cristãos devem dar aos pobres. Depois da benção convidou mais de mil pessoas para um almoço na Sala Paulo VI, onde foi servido nhoque, vitelo e tiramisu.

Palmas, viva

O automóvel foi feito para conduzir pessoas. Quem gosta de correr, que se inscreva em uma das corridas de alta velocidade. O Detran baixou o limite em várias localidades. É importante também que o faça na Avenida das Nações, principalmente depois do Pier 21.

Em tempo

As motocicletas não obedecem as leis. Quando os carros estão parados elas deveriam parar também. Mas não, passam voando. Por isso é que morre muito motoqueiro todo dia.

Nova diplomacia francesa

França quer pegar o lugar dos USA no cenário internacional. Em Bonn (Alemanha), durante a COP 23, E. Macron disse que “não vai faltar financiamento em 2018” para as ações ambientais e climáticas da ONU. As ambições não param por aí, no Oriente Médio, o país é o mediador entre Arábia Saudita e Irã. Diplomaticamente, sem falar em asilo político, Macron vai acolher o ex-premiê libanês, que estaria preso em Riyad. Entre a discrição do ministro de Relações Exteriores Jean-Yves Le Drian e a sedução do novo presidente, um “sans-faute” para a diplomacia francesa.

Brasil, duplo agente

Em entrevista à RFI, Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, considera ambígua a participação brasileira na COP 23. Nossos “negociadores têm muita influência na construção dos acordos, mas o governo e o Congresso aprovaram ultimamente uma série de projetos que beneficiam o crime florestal e o desmatamento”.

Na contramão das políticas climáticas

As emissões de carbono do Brasil em 2016 foram as maiores já registradas desde 2008. Nos próximos dez anos, o governo visa investir 70% dos recursos energéticos na produção de combustíveis poluentes. Nessa linha, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles encaminhou um projeto de lei ao Congresso para dar benefícios fiscais de R$ 1 trilhão às companhias petrolíferas. Mas numa palestra para ambientalistas, em Bonn, o ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, disse ser “inaceitável” esse projeto.

Frans Krajcberg

Polonês naturalizado brasileiro, o artista plástico e defensor da Amazônia faleceu no último dia 15, aos 96 anos. Ele deixa órfãos ecologistas e defensores da floresta. Vivia entre o Brasil e Paris, onde mantinha o Espaço que leva seu nome, dedicado aos artistas que colocam a natureza em primeiro plano. Neste ano, suas obras foram expostas no Museu do Homem, um dos mais importantes da França sobre a evolução humana.

Thanksgiving

Nesta quarta-feira, as famílias americanas vão degustar um peru numa refeição quase natalina! Uma tradição do Século XVII, adaptada pela Casa Branca, que há alguns anos vem “perdoando” um peru na cerimônia Rose Garden. A piada deste ano é que Trump iria mandar matar todos os perus salvos por Obama, em referência à política interna do atual presidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado