Menu
Gilberto Amaral

Alívio nas dívidas

Arquivo Geral

29/06/2017 7h00

Atualizada 28/06/2017 23h33

Pelo segundo mês consecutivo, o percentual de famílias endividadas diminuiu em junho, atingindo 56,4% do total de famílias. Em maio, a proporção estava em 57,6%. Já no mesmo período do ano passado, em 58,1%. Os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostram ainda que o cartão de crédito é a principal forma de endividamento para 76,9% das famílias com dívidas.

A escolhida

A pergunta que girava em todos os cantos da política, do judiciário e da sociedade: quem iria substituir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot? A outra era se Temer iria seguir à regra e escolher os três classificados entre os mais de mil procuradores espalhados pelo Brasil. Ao anunciar ontem o nome da procuradora Raquel Elias Dodge para suceder Janot, o presidente quebrou a tradição de indicar o nome mais votado na lista tríplice enviada pela ANPR ao Palácio do Planalto. Ela, que foi a segunda mais votada na lista, é a primeira mulher a ser nomeada para comandar o importante cargo.

Dia do Papa

Hoje, na celebração do Dia do Papa, em homenagem a São Pedro, o primeiro Pontífice da Igreja Católica, peço licença ao Papa Francisco para transmitir aos meus leitores uma mensagem pessoal que recebi do meu amigo jornalista e escritor Jota Alcides: “Querido Gilberto, este dia de festa no Vaticano e no mundo cristão para o simpático e brincalhão Papa Francisco, um dos maiores teólogos e filósofos da humanidade, é também um dia seu. Nós também habemus papam: Gilberto Amaral, o papa do colunismo brasileiro, há várias décadas dando sua bênção diária Urbi et Orbi, em forma de notícia. Desde 1995 sucessor do fenomenal e inesquecível Ibrahim Sued que, durante 45 anos, pontificou no colunismo social do país, receba o meu muito obrigado amigo, pelo carinho. Com meus respeitos, sorry Papa Francisco!. Ademã, que eu vou em frente!”.

João do Rio

Por falar em Ibrahim Sued, lembrei-me de outros grandes colunistas do jornalismo nacional: Zózimo Barroso do Amaral e Jacinto de Thormes, no Rio, Tavares de Miranda e César Giob, em São Paulo, Wilson Frade e Paulo César de Oliveira, em Minas. Além de destacar o “grand monde”, suas notícias serviram de pauta para os grandes veículos de circulação no país. Não devo esquecer que quem iniciou a verdadeira crônica social no Brasil foi João do Rio, em 1903, quando celebrizou sua frase: “o Rio civiliza-se” ao noticiar eventos, tendências, moda, costumes e estilos de ricos e famosos. Começou abordando as preferências literárias dos cariocas. O Brasil vivia seu amanhecer republicano quando a Guanabara era uma das cidades mais divertidas do mundo com seus belos e atraentes cafés cheios de barões e baronesas, mulheres lindas, maravilhosas.

Sábado é dos baianos

Eles estão de volta com o show Acabou Chorare e prometem reviver o sucesso após 17 anos de separação. Baby do Brasil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão vão emocionar os fãs. O show acontece no Ginásio Nilson Nelson.

Na telinha

No Programa Gilberto Amaral que vai ao ar hoje, às 23h, o coquetel em comemoração a eleição do advogado José Alberto Couto Maciel como novo imortal da Academia Brasiliense de Letras.

Beauty

As perfumadas da Corte têm encontro marcado, às 18h, no Brasília Shopping, quando a D`Laser abre um espaço moderno e exclusivo para depilação e estética.

A pergunta que eu não fiz

No super almoço oferecido pela Fibra, Fecomércio e Lide ao prefeito de São Paulo, eu queria fazer uma pergunta ao meu amigo João Doria, mas não deu tempo. É o seguinte: para um Estado com mais de 400 anos e um problema que até hoje nenhum prefeito ou governador pensou em tentar resolver, Doria, com seu dinamismo, não poderia fazê-lo? É sobre a navegabilidade dos rios Tietê e Pinheiros. Esta possibilidade iria melhorar e facilitar em muito o trânsito na Paulicéia Desvairada.

A viabilidade

Numa conversa particular com meu amigo Doria, contei sobre a pergunta e ele me respondeu que, juntamente com o governo de São Paulo e um grupo de chineses, já estão estudando esta possibilidade. O sonho do padre Anchieta e o meu será realizado em seu governo.

Visão do futuro

O almoço foi dos mais concorridos com a presença de toda a classe empresarial, de políticos, deputados federais e da Câmara Legislativa, inclusive do presidente Joe Valle. Doria, antes de responder as perguntas fez um relato de sua história política, meteu o pau no PT e, em especial, em Lula. Disse que não é candidato à presidência da República e que vai acabar com o PT. Contou da cabeça aos pés os laços familiares, relembrou Brasília quando aqui morou e o comentário geral depois do almoço foi: Doria tem tudo para ser presidente do Brasil.

Com os políticos

O almoço teve um atraso de uma hora porque o prefeito de São Paulo passou na Câmara e fez contato com vários políticos que lá se encontravam.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado