Menu
Histórias da Bola
Histórias da Bola

GAMA MEIO-CAMPEÃO

Arquivo Geral

13/06/2017 15h17

Campeão candango-1979, o time do Gama saiu para uma excursão caça-níquel, a partir de 15 de novembro de 1980, o pelo interior paulista. Estreou em um torneio com participações, também, da anfitriã Votuporanguense, do Santa Fé e do Araçatuba, este batido no jogo de estreia, por 1 x 0, com gol do baixinho ponta-direita Dácio – Hélio; Carlão, Quidão, Décio e Odair; Manoel Ferreira, Luís Carlos “Goiano” e Ernâni Banana; Dácio, Fantato e Robertinho foi o time.

Quatro dias depois, o Gama empatou, por 2 x 2, com a “Votu”, com Lino e Robertinho batendo na rede por esta escalação: Hélio; Carlão, Quidão, Décio e Odair (Nego); Manoel Ferreira, Boni e Marcelo (Jairo); Lino, Fantato e Robertinho. Na decisão, por pênaltis, os dois times se igualaram, por 5 x 5, (7 x 7 acumulados). E viva a boa pontaria da rapaziada! Não se informou por aqui, no entanto, porque a sequência das cobranças dos penais não rolou.

No terceiro compromisso, o Gama seguiu invicto: 2 x 1 Jaboticabal, com tentos do zagueiro Décio e do também baixinho ponteiro e Lino – Hélio; Carlão, Quidão, Décio e Odair (Nego); Manoel Ferreira, Boni e Robertinho; Lino (Dárcio), Fantato e Marcelo foi a turma.

O quarto pega foi mandando 3 x 1 Mirassol – 22.11 –, tendo Fantato (2) e Lino saído para o abraço. Neste jogo, Rubens Fantato Filho atingiu 45 tentos na temporada-1980, uma grande marca que os cartolas gamenses nem se tocaram, a não ser o supervisor Edílson Braga, que vira uma extraordinária promoção para o Gama. O jogador só não fez mais, porque foi liberado para voltar ao DF e fazer as provas finas de mais um semestre da Faculdade Dom Bosco de Educação Física – pelas anotações de Edílson Fantato escreveu esta numerária em 1980: 23 gols no Candangão; 6 da Copa do Brasil e 12 em amistosos – Atlético Brasiliense (4), Goiás (1), Goiatuba-GO (1), Ceilândia (1), Comercial de Planaltina (1), Anápolis-GO (1), Seleção Brasileira de Novos (1) e Seleção Goiana (1); Formosense-GO (1) e Mirassol-SP (2).

O que deveria ter sido o quinto compromisso, não rolou, devido muito aguaceiro sobre a cidade de Fernandópolis, no 24.11. A rapaziada deveria voltar a Votuporanga e decidir o torneio que não teve a sequência de pênaltis continuada, no 19.11. Como o compromisso foi cancelado, o time gamense perdeu a oportunidade de conquistar o seu primeiro título fora do DF.
E, no 28 de novembro de 1980, voltou para casa “meio-campeão”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado