Menu
Figuras de Brasília

Figuras de Brasília: Sarah Kubitschek

João Amador

18/03/2019 10h03

Atualizada 02/12/2019 12h41

Sarah Luísa Gomes de Sousa Lemos nasceu no dia 5 de outubro de 1908 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Pertencente a uma tradicional família mineira, era filha do deputado federal Jaime Gomes de Sousa Lemos e sobrinha-neta do Barão do Rio Verde.

 

Sarah e Juscelino recém-casados em 1931

 

Sarah sempre foi enérgica e muito dedicada em tudo o que fazia, mas, apesar de ter crescido no meio político, não gostava de política. Casou-se com o jovem médico Juscelino Kubitschek em 1931, mas não conseguiu realizar seu sonho de ter muitos filhos. Sua filha Márcia nasceu 11 anos depois do casamento, após muitas tentativas de engravidar sem sucesso. Anos mais tarde, o casal Kubitschek adotou Maria Estela.

 

Família Kubitschek reunida em 1953

Sarah exercia um forte papel na promoção da assistência social enquanto seu marido exercia cargos públicos. Foi a fundadora da Associação das Pioneiras Sociais, que construiu escolas e creches no interior, além de distribuir alimentos, roupas e cadeiras de rodas para pessoas com deficiência.

Quando Brasília foi inaugurada, as Pioneiras Sociais implantaram um moderno centro de reabilitação na capital que, anos mais tarde, passou a se chamar Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, o ponto de partida da atual Rede Sarah.

 

Sarah tinha muita influência social e usava isso para realizar seus projetos assistenciais

 

Após a morte de Juscelino, em 1976, Sarah empenhou-se em viabilizar a construção de um museu para abrigar os pertences e preservar a memória do marido. Depois de muito esforço, conseguiu a verba e a autorização governamental para construir o Memorial JK, projeto de Oscar Niemeyer que foi inaugurado em 1981.

 

Sarah Kubitschek discursa na missa de inauguração do Memorial JK, em 1981

 

Sarah Kubitschek morreu em 1996, aos 87 anos, em consequência de um enfisema pulmonar. Em sua homenagem, o Parque da Cidade Rogério Pithon Farias foi rebatizado com seu nome no ano seguinte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado