Menu
Figuras de Brasília

Figuras de Brasília: Ernesto Silva

João Amador

22/01/2019 9h44

Atualizada 02/12/2019 12h41

Ernesto Silva nasceu no Rio de Janeiro em 17 de setembro de 1914. Formou-se em Ciências e Letras em 1933, ingressando no Exército três anos depois. Em 1946, diplomou-se médico pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, realizando o sonho de ser pediatra.

 

Ernesto Silva: oficial do Exército e médico

 

Sua história com Brasília começou antes da capital sair do papel. Silva foi secretário da Comissão de Localização da Nova Capital do Brasil (1953-55) e presidente da Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal (1956). Foi ele, inclusive, quem assinou o Edital do Concurso do Plano Piloto, vencido por Lucio Costa.

 

Silva em 1957, em uma das muitas palestras que dava para explicar o projeto de Brasília

 

Já durante a construção da cidade, foi um dos diretores da Novacap e realizou diversas atividades ligadas à saúde, urbanização e cultura no Distrito Federal. Foi o criador da Fundação Hospitalar do Distrito Federal e o responsável pela implantação do Hospital Distrital (atual Hospital de Base).

 

Os quatro diretores da Novacap (esquerda para direita): Íris Meinberg, Israel Pinheiro, Bernardo Sayão e Ernesto Silva

 

O pioneiro sempre defendeu o conceito do plano urbanístico de Brasília, combatendo fortemente tentativas de aumento do gabarito dos prédios e acréscimo das áreas dos comércios que invadiam os espaços públicos.

 

Ernesto Silva morreu em 2010, aos 95 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado