Menu
Sem Firula

Expectativa

Arquivo Geral

14/03/2017 12h09

Hoje (Botafogo, ainda pela primeira rodada; e Grêmio), amanhã (Palmeiras, Flamengo e Atlético Paranaense) e depois (Santos, Atlético Mineiro e Chapecoense) tem Libertadores para todos os gostos. Até para quem está fora e quer “secar” quem está dentro. A primeira semana da fase de grupos foi, como já registrei, boa para os times brasileiros. Se não tivemos muitas vitórias, pelo menos não perdemos. E como esta etapa é na base do todos contra todos, com ida e volta… O Grêmio, que começou ganhando fora, pode começar a se aproximar da classificação se ganhar logo mais, na Arena Olímpico. O Botafogo, que já vem pelejando desde a pré-pré Libertadores, precisa aproveitar que vai estrear em casa para faturar os três pontos e firmar-se logo nesta fase de grupos.
Como a Libertadores deste ano é extensa, indo até novembro, as equipes perceberam que não basta ter um time disponível. Mais do que nunca é necessário ter elenco. Até porque, estranhamente, estamos com um início de temporada repleto de contusões. Raro é o time brasileiro que não esteja com alguém fora de combate por um período longo. E as desgastantes viagens para cidades que não estão servidas por voos diretos, no torneio continental, só fazem aumentar a propensão a problemas físicos.
O pico
Há algum tempo as emissoras de televisão, por medida de economia, fazem as transmissões dos jogos “off tube”, ou, em bom português, com narrador e comentaristas dentro do estúdio – um repórter normalmente viaja. Desta forma, leitor, o narrador tem a mesma imagem que você. Não está vendo o que acontece na arquibancada, não sente a emoção de estar presente ao local. Se há perda? Sem dúvida, mas a economia fala mais alto – e, para nós, público, vale porque pelo menos temos a imagem, não é mesmo?
Numa disputa em “mata-mata”, por mais importante que seja, em algumas situações a economia se dá quando está tudo definido – na opinião dos gênios que comandam, é claro. Senti algo neste sentido na partida entre Barcelona x Paris Saint-Germain. Depois dos 4 a 0 a favor do time francês estava tudo decidido, não é mesmo? Bem, Neymar e seus companheiros provaram que não. E soube que houve profundo arrependimento na empresa que detém os direitos de transmissão da Liga dos Campeões pela economia.
Ainda mais quando sentiram que, a medida que o término do jogo se aproximava e a equipe catalã ganhava sobrevida na luta do mata-mata a audiência subia. Já imaginaram o que poderiam ter feito narrador e comentaristas se estivessem no Camp Nou? Que banho dariam podendo avaliar o sentimento de orgulho (e surpresa, por que não?) dos torcedores do Barcelona com a classificação? A audiência, usando um termo da área, “estourou” a partir do quinto gol do Barça. E atingiu níveis inacreditáveis quando saiu o gol da classificação. Agora, internamente, estão reavaliando toda esta questão de custos e decisões sobre quando a classificação está certa, ou não. Pena que já tenham perdido um pouco da história.
Só a Europa
Com a derrota diante do La Coruña, domingo, já há quem defenda, no Barcelona, que o time principal seja poupado no Campeonato Espanhol e dedique todas as suas forças para conquistar a Liga dos Campeões. Deixar Neymar descansar já pode ter sido reflexo deste pensamento. Só que os cartolas esperavam que, mesmo desfalcado, o Barça passasse pelo La Coruña – o que não aconteceu. Com isso, o Real Madrid abriu vantagem na ponta. É a história do biscoito. Poupando jogadores o Barcelona sabia que poderia ver a diferença aumentar; com a diferença aumentando, pode-se poupar o time porque o título está mais distante.
Para muitos, a verdadeira decisão do Campeonato Espanhol acontecerá no próximo domingo, quando o Barcelona receberá o Valencia e o Real Madrid irá até o País Basco enfrentar o Athletic Bilbao. Se os merengues tropeçarem, o Barça continua na luta pelo título nacional, caso contrário… Lembrando que, quinta-feira, haverá o sorteio da próxima fase da Liga dos Campeões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado