Menu
Esplanada
Esplanada

Temer e o ex-presidente José Sarney seguram Segovia no cargo

Leandro Mazzini

20/02/2018 18h09

Alvo até do Supremo Tribunal Federal por suas declarações contraditórias, o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, será blindado pelo Governo. Deputados da base receberam orientação do Palácio para derrubar todos os requerimentos de convite e convocação do DG na Câmara e Senado. Desde que assumiu o comando da corporação, Segovia tem falado além da conta, em entrevistas que conotam desqualificar investigações da própria PF sobre o presidente Michel Temer. Não bastasse, o delegado já se reuniu com Temer no Palácio a sós, fora da praxe do cargo.

Quem segura

Dois padrinhos seguram, hoje, Segovia no cargo. O presidente Temer e o ex-presidente José Sarney. Se dependesse das associações dos policiais e delegados, já tinha caído.

História

O aprovado ‘mandado de busca e apreensão e de captura coletivo’ no Rio tem precedente. Foi ferramenta jurídica utilizada no regime militar pela Polícia do Exército.

Bloco do arrastão

A sede da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) foi assaltada em Brasília durante o Carnaval. Levaram computadores e documentos.

Técnicos x oportunistas

Há dois perfis analisados pelo Palácio para o cargo de ministro da Segurança Pública. Os especialistas, que não trocam consultorias no mercado pelo pepino de um gabinete em Brasília. E os oportunistas de plantão, com vistas a uma vitrine para disputar cargos eletivos futuramente. Esses, os descartados – mas por ora. O Palácio vive agonia.

Tchau, querida

Como não demitiu Luislinda Valois para se preservar com o PSDB, o presidente Temer forçou seu pedido de demissão. Tirou-lhe poder, conforme a Coluna antecipou domingo. ‘Direitos Humanos’ vai virar secretaria no bojo do Ministério da Segurança.

Em campanha

Ciro Gomes começará sua caravana presidencial pelo Ceará.  Dias 1º, 2 e 3 de março, o candidato irá com Carlos Lupi, presidente do PDT, aos principais municípios do Estado. A caravana se chamará Rota 12 – seu número na urna.

Fórum social

A turma que pretende monitorar as ações do Exército no Rio fala em controle social da intervenção. As metas: preservar vidas; denunciar violações; formular agenda positiva.

Em casa

Carolina Pimentel, primeira-dama do Governo de Minas, é assediada por partidos aliados para se candidatar a deputada federal. Ela foi alvo da PF na Operação Acrônimo.

Frente partidária

A intervenção no Rio será discutida hoje na Câmara Federal por presidentes das Fundações Leonel Brizola (PDT), Perseu Abramo (PT), Maurício Grabois (PCdoB), João Mangabeira (PSB). Vão lançar o Manifesto Unidade para Reconstruir o Brasil.

Quem procura..

Fiscais da Secretaria de Fazenda de São Paulo vão solicitar esclarecimentos da Procuradoria do Estado para entender por que o procurador Alexandre Aboud acompanha todas as fiscalizações feitas nas empresas que compram produtos da Refit, antiga Refinaria de Manguinhos. Em outras ações, Aboud não dá as caras.

.. acha

Aboud já é conhecido por ter feito palestra em evento patrocinado por distribuidores de combustível em que, na época, disse que iria “extirpar” Refinaria de Manguinhos do mercado. O que também é estranho é o fato de Aboud ser amigo de Facebook do principal advogado do Sindicom, Luciano Godoy.

Manaus na rota

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) vai ao Itamaraty solicitar ao chanceler Aloysio Nunes Ferreira que o Amazonas seja incluído nas medidas que o Governo federal prepara de controle da imigração de venezuelanos em Roraima. Braga teme que a turma se desloque pelos rios para Manaus. A capital, aliás, já tem muitos refugiados ilegais.

Lula lá (na mostra)

Lula confirmou presença na abertura da exposição Legado do PT – Nossa História , que a Fundação Perseu Abramo promoverá na quinta na Casa de Portugal, em São Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado