Menu
Esplanada
Esplanada

Supremo partidarismo

Arquivo Geral

13/10/2017 12h00

Quatro dos seis ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram para que o Congresso Nacional dê o aval em eventuais decisões da Corte de afastamento do mandato têm currículos com fortes ligações partidárias. Marco Aurélio Mello, primo do senador Fernando Collor (foto), foi nomeado para a Corte pelo então presidente nos anos 90. Os ex-advogados do PT e do PSDB, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, respectivamente, foram nomeados por Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso; e Alexandre de Moraes foi apadrinhado no Ministério da Justiça e depois na cadeira do STF pelo senador Aécio Neves, o maior interessado no resultado da ação que foi julgada.

Réus
Collor e alguns políticos do PT e PSDB são réus no STF e potenciais alvos de processos na Corte que podem afastá-los
dos cargos.

Tão perto
O ministro Alexandre Moraes não se deu por impedido em nenhuma ação envolvendo o nome de Aécio Neves tanto na Segunda Turma quanto no plenário na quarta-feira. Marco Aurélio, mais de duas décadas atrás, declarou-se impedido durante o processo de impeachment de Collor.

Gaiatice
Um gaiato boêmio do Congresso dispara que o pior para Aécio não é o afastamento do cargo de senador, e sim não poder sair de casa à noite.

Pesadelo…
Se o leitor considera a condenação no Mensalão do PT o maior pesadelo de Valdemar da Costa Neto, o ‘dono’ do PR, é porque não conhece a ex-mulher dele Maria Christina Mendes Caldeira. A socialite acaba de protocolar nova ação, agora na Justiça do estado de Nevada, EUA, com denúncia de que o ex-deputado mentiu numa ação de divórcio na comarca de Miami, na Flórida, onde eles se digladiam.

…de Valdemar
Aliás, Christina disse para o juiz na comarca de Miami que “quer metade do que é lícito”. Segundo ela, o magistrado perguntou o que era lícito. Ela respondeu que caberá à Justiça americana investigar diante dos documentos que vai entregar.

Tô nem aí
Através da assessoria de imprensa, Valdemar informou que não vai se pronunciar. E lembrou que já processou Maria Christina por litigância de má fé.

Justiça

Um dos mais renomados escritórios tributaristas do País, o Todde Advogados & Consultores Associados recebeu solidariedade de outras grandes bancas e clientes. O juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal do TJDFT, não acolheu pedido de prisão preventiva feita pelo MP e rejeitou liminarmente a denúncia oferecida contra dois dos seus sócios-diretores, João Paulo Todde Nogueira e Érico Rodolfo. O escritório defendia os presos da operação Patrik – Kriptacoin – acusados de lesar milhares de clientes.

Confusão

De acordo com as investigações, os advogados teriam pedido a retirada de um carro de luxo, comprado por um dos donos da Kriptacoin , do escritório no Lago Norte, no dia em que a Polícia Civil desarticulou o esquema no DF e Goiás. O pedido de retirada foi feito, porque outra pessoa havia comprovado ser a proprietária.

Desagravo

É aquela história, o advogado não pode ser preso pelos supostos crimes de um cliente. Foi provado que não houve obstrução de justiça. A OAB seccional DF reconhece que a atuação dos dois advogados não violou princípios da legalidade e da ética. No dia 20 de outubro, a OAB-DF realizará um desagravo público em defesa dos advogados.

Prêmio da PF

A Fenapef vai premiar com R$ 10 mil as melhores reportagens e fotografia sobre segurança pública no 1º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado