Menu
Esplanada
Esplanada

Cavendish x Sadala

Arquivo Geral

24/11/2017 12h00

Conduzido pela Polícia Federal para explicar uma transação milionária com Georges Sadala, o empreiteiro Fernando Cavendish quer detonar o ex-amigo. O script envolve traição e calote. Cavendish vai entregar dois aperitivos à Justiça: durante a CPI do Cachoeira em 2012 no Congresso Nacional, que pegou em cheio a Delta Construções, o empreiteiro telefonou para Sadala e pediu que ele pegasse seu notebook no apartamento e o escondesse, temendo uma busca da PF. Sadala o fez, mas entregou o aparelho ao governador Sérgio Cabral. Outro caso envolve o apartamento comprado pela apresentadora Patrícia Poeta, por R$ 23 milhões. Ele foi adquirido por Cavendish por R$ 4 milhões num leilão judicial, e Sadala o pediu para comprá-lo pelo mesmo preço, e parcelado. Cavendish topou, mas levou calote de parte do valor. Já com a escritura, Sadala vendeu o imóvel à global, pelo que se vê, com ampla margem de lucro.

Celas do Rio

Preso pela PF, o ex-chefe da Casa Civil Régis Fichtner é cunhado do ministro Marco Aurélio Belizze Oliveira, do STJ. Fichtner foi seu principal padrinho para a vaga.

Aí tem

Fichtner é um caso raro, raríssimo, de alguém que tenha evitado assumir uma cadeira de senador para ser chefe da Casa Civil. Ele era suplente de Sérgio Cabral e ganharia quatro anos de mandato quando o amigo se elegeu governador. Deixou de mão a vaga e assumiu a Casa Civil, de onde evoluiu para casos como o dos guardanapos. Quem completou o mandato foi o segundo suplente, o idoso Paulo Duque, uma relíquia do chaguismo.

Maia força…

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia faz esforço descomunal em apoio ao presidente Michel Temer para convencer os deputados a votarem a reforma da Previdência.

… mas base não

Menos de 120 deputados dos 300 esperados apareceram no jantar de Temer, na quarta.
Sinal claro que este ano – e talvez, nem em 2018 – não haverá reforma da Previdência

Ah, ministro…

O pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli emperra publicação no D.O. da Justiça sobre restrição de foro privilegiado para políticos que cometerem crimes durante mandato. A vista causou estranheza a colegas de plenário. Por ter vindo, inclusive, de um ex-advogado do PT. Toffoli pediu para sair da sessão no plenário do STF porque tinha consulta médica (logo ontem, no horário da sessão) e vazou.

Sobre médicos…

Uma faculdade privada na região metropolitana de Goiânia está na mira das autoridades, que devem estourar em poucos dias um esquemão de venda de vagas para (as caras) faculdades de Medicina. Há outras investigadas Brasil adentro. Em Goiânia, há casos de alunos que passaram no vestibular e sequer têm o segundo grau.

…e monstros

Em abril de 2015, com o título ‘Fábrica de diplomas’, a Coluna revelou que o Ministério da Educação investigava a abertura acelerada de 41 faculdades privadas e 5 mil vagas em vários cursos – entre eles o de Medicina. A farra está acabando.

Turbulência

A Líder Táxi Aéreo voa em céu turbulento. É citada no braço da Lava Jato no Rio de Janeiro com contratos suspeitos com o Governo, e continua na mira da Justiça em Minas Gerais, com os voos sigilosos do governador Fernando Pimentel – ele freta aviões da empresa apesar de o Palácio dispor de dois jatinhos, como revelamos.

Covas & Machado

Presidente do PTB de São Paulo, o deputado Campos Machado convidou Mário Covas Neto, filho do saudoso governador tucano e hoje vereador na capital, para ingressar no PTB. O velho Covas e Machado sempre tiveram uma forte ligação política.

Benfica News

Gritos de uma ala para outra foram ouvidos por carcereiros na noite de quarta. Era a turma de Cabral provocando o inimigo Anthony Garotinho, em cela em outra ala.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado