Menu
Esplanada
Esplanada

Câncer será maior causa de mortes no Brasil

Arquivo Geral

20/12/2018 12h30

Atualizada 19/12/2018 21h11

Especialistas do Ministério da Saúde apontam que em 2029 a maior causa de mortes por doenças crônicas no Brasil será por neoplasias (nome técnico para o câncer de qualquer tipo), passando o que hoje mais causa mortes por doenças: as cardiovasculares. O fato de o brasileiro estar reduzindo o tabagismo e aumentando as atividades físicas contribui para a inversão do quadro no ranking das doenças. As informações foram reveladas durante o 14° ENECOB – Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros, realizado no Brasília Palace Hotel.

Atividade
Entre 2009 e 2017, cresceu 22% a atividade física do brasileiro em tempo livre – contando média de 150 minutos/dia.

Obesidade
Mais da metade da população brasileira está acima do peso. E o brasileiro tende à obesidade mais agravada ainda.

Descabida
Ministros e assessores do STF usaram, reservadamente, a palavra “descabida” ao comentarem a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que determinou a soltura de todos os presos com condenação após 2ª instância. Isso porque o presidente de Corte, ministro Dias Toffoli, já havia marcado a análise do assunto para o dia 10 de abril.

Novidade
Logo após a decisão, o deputado Orlando Silva, líder do PCdoB, partido que apresentou a ação acatada por Marco Aurélio, disse que o ministro apenas cumpriu a Constituição: “A novidade para mim é a surpresa quando um juiz deixa de ser casuísta; deixa de fazer justiça seletiva e procura afirmar a Constituição”.

Liminar
Já o vice-presidente jurídico do PSDB e líder da bancada na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), ingressou com um pedido de suspensão de liminar contra a decisão do ministro Marco Aurélio Mello. “Inaceitável”, resumiu o tucano.

Aéreas
A Medida Provisória (MPV 863/2018) que libera até 100% de capital estrangeiro em aéreas brasileiras já recebeu 17 emendas de deputados e senadores. Um delas, do presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), prevê ressalvas trabalhistas e proteção dos empregos de pilotos, copilotos e comissários de voo.

Comissão
Será instalada hoje no Senado a comissão especial que irá analisar a MP. A medida foi assinada na última semana por Temer com o aval do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). A aposta do atual e do próximo Governo é de estímulo à competição no mercado aéreo brasileiro – o que pode beneficiar o consumidor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado