Menu
Esplanada
Esplanada

Bom senso judicial

Arquivo Geral

20/07/2018 12h30

Atualizada 19/07/2018 21h06

A revelação de que o ministro Dias Toffoli (foto), futuro presidente do STF e declarado ex-petista apadrinhado de Lula da Silva, não vai pautar este ano ações que tratam da prisão de condenados em segunda instância é sinal de que o Judiciário trabalha com cautela. Há exemplos nas altas Cortes. Caso da seriedade da ministra Laurita Vaz, presidente do STJ, que pôs fim ao quiprocó do solta-não-solta de Lula no TRF 4. Há três anos ela foi procurada por um dos padrinhos, o ex-governador de Goiás Iris Resende, na tentativa de sensibilizá-la a analisar com atenção especial um habeas corpus para Marcelo Odebrecht. Ela nem atendeu ao telefone quando terceiros sopraram o assunto.

Sem conversinha
Iris recebera a visita de Emílio Odebrecht na fazenda, para falar sobre o filho então recém-preso na Lava Jato. O ex-governador tentou telefonar para a ministra. Em vão.

Isolado (de fato)
Após flertar com PSC, PR e PRP, sem sucesso, Jair Bolsonaro vai para a convenção que o lançará ao Planalto. Garante que consegue avançar ao 2º turno com chapa puro-sangue.

Sem reza
Exemplo de que o serviço público funciona, sim, em muitos casos. A Agência de Fiscalização (AGEFIS) em Brasília não deixa nada barato. Dia desses derrubou um templo de igreja neopentecostal em área irregular e sem licença. Um deputado distrital ligou chiando, e não resolveu.

Segue a batalha
Mudança na disputa pelo comando da poderosa Confederação Nacional do Comércio (CNC), cuja eleição será dia 27 de setembro. Estão no páreo Tadros (Fecomércio-AM), pela situação, e Adelmir Santana (Fecomércio-DF), na oposição.

De casa
A Coluna cantou a bola e os colegas estão de olho nele: A JMalucelli Seguradora, da família do deputado João Arruda (MDB-PR), pode ser a grande beneficiada – como líder do setor – caso a Comissão de Licitações da Câmara (comandada por Arruda) altere a Lei. Querem subir de 5% para até 30% seguro-garantia de obras do Governo.

Bicadas tucanas
Em público, João Dória Jr (foto), quando provocado sobre ações e dados, tem rebatido Geraldo Alckmin na maioria das propostas para o País e sobre o legado no Governo de São Paulo. Parece candidato a presidente, não a governador. A conferir.

Êpa, êpa!
Depois de protagonizar o fiasco da tentativa de soltar Lula da Silva por HC com plantonista, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) comprou briga com opositor. Espalha por Santa Maria (RS) que salvou a obra da Travessia Urbana do município.

Mas…
Segundo o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), foi dele a garantia dos recursos dessa obra, através da emenda, via PLN 13/2018, com crédito suplementar no Orçamento.

Aula de História
O calhamaço é do historiador e jornalista Hugo Studart, autor também de “A Lei da Selva”, sobre o mesmo tema. Studart é, hoje, o maior especialista na Guerrilha do Araguaia e o livro-bomba está nas redes Cultura e Saraiva.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado