Siga o Jornal de Brasília

Esplanada

Bolsonaro prepara pacote para ruralistas de olho na reforma

Fraternidade política

Atrás de votos que confirmem a aprovação da reforma da Previdência, o Palácio do Planalto finaliza mais uma medida para agradar os ruralistas que comandam a maior bancada da Câmara Federal. Já está na Casa Civil a Medida Provisória que regulamenta o Fundo de Aval Fraterno para liberar financiamentos para produtores rurais.

O Governo também estuda enviar ao Congresso proposta para anistiar as dívidas previdenciárias das empresas do agronegócio com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, o famoso Funrural.

Memória

No início do mês, a bancada ruralista anunciou posição a favor da reforma da Previdência.

Nada republicanos

A sensação de deputados – alguns da oposição – é que o PT não engole a derrota eleitoral, e na CCJ quer prejudicar o Governo, não debater a reforma da Previdência.

Aliás..

.. foi assim quando os petistas tentaram barrar a aprovação do Plano Real. E os partidos do Centrão? Botam a faca no pescoço do presidente para que atenda seus interesse$.

Aproximações

Alvo de críticas desde o início do governo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, recebeu há dias o apoio do deputado federal João Campos (PRB-GO), um dos líderes das bancadas evangélica e da segurança. Em encontro no Itamaraty, Campos disse que a aproximação com os Estados Unidos e Israel foi bem recebida no Congresso porque estimula o comércio e o avanço tecnológico, além dos valores cristãos.

Luz vermelha

O revés da cambaleante base governista na Comissão de Constituição da Câmara acendeu a luz vermelha no “núcleo duro” do Governo de Jair Bolsonaro. A oposição e líderes de partidos do Centrão emperraram a tramitação da reforma da Previdência e conseguiram o que queriam: sinalização do relator, Marcelo Freitas (PSL-MG), e do Governo de que o texto será modificado.

Centrão 2.0

Uma das medidas emergenciais em análise no Planalto é antecipar a criação do conselho político para tentar aproximar o Planalto com os partidos e o Congresso Nacional.

Salvo da degola

O Conselho Nacional de Previdência foi preservado no Decreto nº 9.759, que “extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal”. Além do Governo Federal, o Conselho de Previdência tem em sua composição representantes de centrais sindicais como CUT, UGT, Contag e CTB.

A lista

Entre os colegiados extintos estão o Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; a Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena; a Comissão Nacional de Florestas; o Conselho da Transparência Pública e Combate à Corrupção.

Que medo é esse?

A convocação da Força Nacional para acompanhar e monitorar os nativos conota para os caciques desrespeito e preconceito com os indígenas de variadas etnias que estão em Brasília para os festejos. Ano passado, no acampamento Terra Livre, não houve confusão. Este ano não há acampamento – eles estão espalhados por pousadas e casas de amigos na capital, e no Santuário dos Pajés, no Noroeste, bairro nobre da capital.

Os Lacerdistas

Responsável pela reforma do Maracanã, reinaugurado em 1963, e do Theatro Municipal, palco da festa do Quarto Centenário do Rio de Janeiro, Emílio Ibrahim, 94, conclui livro sobre o ex-governador Carlos Lacerda. O título é “Os lacerdistas”.

Do baú

O engenheiro diz ter pérolas guardadas para a edição. “O ex- governador morreu (em maio de 1976) abandonado pelos puxa sacos, mas conseguiu manter seguidores fiéis, como o poeta Carlos Drummond de Andrade. Tenho uma linda frase do escritor mineiro de elogio ao Lacerda, além de fotos, cartas, material de acervo pessoal”, diz Ibrahim.

ESPLANADEIRA

O La Boutique Café Caraíva  estreou seu letreiro na praia do famoso vilarejo do litoral sul baiano    .    Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, palestra na quinta, 25, no Brasil de Ideias, da Revista VOTO, no Copa Palace no Rio    .     O Espaço Cult da Paulo Octávio abre sua temporada 2019 hoje com a exposição “Miragens” de Paulino Aversa, em homenagem aos 59 anos de Brasília, na 208/9 Norte

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
  • CHARGE DO DIA

Mais lidas