Menu
Esplanada
Esplanada

A internet como aliada

Arquivo Geral

10/01/2017 12h00

Atualizada 09/01/2017 22h29

O debate em torno da eleição à presidência da Câmara chegou também às redes sociais com a transmissão ao vivo, ontem, pelo Facebook do candidato Rogério Rosso (PSD-DF). Foi uma tentativa de chamar o eleitorado para o processo que está sendo discutido apenas entre as paredes dos gabinetes dos parlamentares. Rosso pode ter dificuldades na própria bancada, mas ganha pontos ao popularizar a eleição do dia 2 de fevereiro. O presidente da Câmara, é bom lembrar, é o sucessor direto na atual conjuntura do presidente da República Michel Temer.

Poderes

O presidente da Câmara define as matérias que entram na pauta de votação, o debate em torno dos temas em plenário e pode fazer do Parlamento mero cabide do Palácio do Planalto.

Ferramenta

O engajamento pelas redes sociais em torno da sucessão na Câmara pode ganhar volume e à medida que cresce, coloca em jogo candidaturas consolidadas.

Filho meu

Na próxima semana a Executiva e bancada do PDT decide se adota a candidatura de André Figueiredo. Ele é um dos quatro pré-candidatos que se apresentaram até agora. E é também o único com uma plataforma abertamente oposicionista.

Cultura radical

O brasileiro é em geral de direita nos valores e intervencionista na economia, observa o filósofo Fabiano Lana, ao citar o Instituto GPP. De acordo com a pesquisa, 81% são contra a legalização da maconha; 77% contra o aborto; 90% querem a diminuição da maioridade penal; 79,7% querem ensino religioso na escola pública; e 52% querem mais intervenção do Estado na economia.

Negócio

Dia 20 de abril acontece o leilão para concessão do terminal de trigo no Rio de Janeiro. Edital publicado ontem no DOU, prevê arrendamento mensal de R$ 428 mil por 25 anos.

Papa léguas

Otimista com a tramitação de quatro reformas no Congresso, presidente Michel Temer tem pressa: “Agora podemos pensar na reforma tributária”.

Em curso

O motivo dos massacres não está no pátio das penitenciárias ou no interior das celas, mas do lado externo das muralhas: a guerra previamente anunciada entre as duas principais facções criminosas do País.

Dois líderes

De um lado está Marcola, do PCC, e de outro Fernandinho Beira Mar, do CV. A observação é do promotor Aluísio Maciel Neto, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Barba de molho

Aparentemente Michel Temer está mais preocupado com a situação dos presídios que o ministro Alexandre Moraes. Teme o “salve geral”, a ordem que paralisou São Paulo há alguns anos.

Soneca

Ministro Moreira Franco (PMDB) mandou avisar que não tem insônia por qualquer motivo, nem pelas ameaças do ex-deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado