Menu
Brasília

Emoção

Arquivo Geral

09/09/2016 13h26

Atualizada 08/09/2016 13h30

Foi longa demais a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Mais de 3h30. Desgastante. Meu mais velho, que disse que vai ver tudo o que for possível do evento, num ato de descontrole e irritação gritou todos os palavrões que conhece quando percebeu que a pira olímpica ainda demoraria a ser acesa – levou uma bronca logo depois, sendo que eu fazia força para esconder o riso, claro. Só que, verdades devem ser ditas, apesar de cansativa teve pontos altos, altíssimos, de emoção.

A dança da americana, para mim, deveria vir mais cedo. Para mostrar que todos aqueles que desfilaram antes (seria depois, no meu roteiro) têm condições de fazer qualquer coisa. Competir, brigar, quebrar recordes. Simples assim. O trajeto da chama… Como não marejar os olhos na queda da atleta brasileira pioneira em Paralímpiadas? Sem ser cruel, cheguei a gritar em casa para que não a ajudassem. Certamente ela levantaria só, tantos devem ter sido os tombos que superou na vida.

O ponto alto, porém, e quem é pai vai entender perfeitamente o que vou escrever agora, foi a condução da bandeira pelas duplas pais/filhos com a tal “bota para andar”. Quando você está numa maternidade, mesmo sabendo pelos exames que tudo está bem, e vê aquele serzinho surgindo e confirma que tudo está realmente bem você sente um alívio. Quando o tempo vai passando e você percebe que aquele serzinho começa a ser independente, você começa a se preocupar com o que virá pela frente. E quando nada disso acontece? Quando você percebe que o serzinho vai precisar de você por muito, muito mais tempo do que o esperado?

E quando, pouco antes de tudo isso ser passado na sua cara, você ouve de seu filho mais novo que não entende porque você trabalha, trabalha, trabalha e não tem tempo para brincar com ele? Nem um roteiro cruel seria capaz de tão poderoso timing. E aconteceu comigo. Minutos antes de a bandeira entrar no Maracanã o pequeno protestou. Disse que me achava egoísta por eu trabalhar, trabalhar, trabalhar e não ter tempo de jogar com ele. Uma pancada. Logo depois, um beijo, um abraço e um boa noite. Mas o recado estava dado. Aí, vem o desfile… Acho que cheguei ao limite para curtir mais os pequenos…

Em alta

Ainda faltam algumas partidas para que se saiba quem é o campeão, mas a grande verdade é que o Brasileiro da Série D terminou no fim de semana. Volta Redonda (RJ), São Bento (SP), Moto Club (MA) e CSA (AL) garantiram suas vagas na terceira divisão em 2017. Bom reforço para o futebol nordestino, que está vendo dois de seus representantes sendo rebaixados da Série C (até este momento o sergipano Confiança e o piauiense River) e um alento para os paulistas (o Guaratinguetá já caiu, a Portuguesa luta contra o Macaé para escapar). Certamente os jogos semifinais terão casa cheia no Nordeste – e a galera de Volta Redonda, quem diria, prestigiou o time da casa, com mais de cinco mil torcedores (um recorde em se tratando da baixa frequência aos estádios por lá).

Para pensar

Pode ser uma noite de insônia, hoje, para a galera vascaína. Depois de ver o Atlético Goianiense, finalmente, passar a frente de seu time no Brasileiro da Série B (o Dragão tivera inúmeras oportunidades, sempre vacilava, mas terça-feira finalmente conseguiu), os vascaínos poderão dormir, hoje, em terceiro lugar na Segundona. Para que isso aconteça basta que o Brasil de Pelotas (outro que já desperdiçou inúmeras chances de firmar-se no G-4) derrote o Paysandu, em Belém. É fácil? Nem um pouco, mesmo porque o Papão da Curuzu precisa marcar pontos para evitar o fantasma do Z-4, mas o time gaúcho vem jogando bem e… Bem, se vencer, o Brasil vai para 42 pontos ganhos, superando o Atlético Goianiense no número de vitórias e assumindo o primeiro lugar. Aí, amanhã, o Vasco vai precisar derrotar o Oeste, em São Januário, para não só voltar ao primeiro lugar como para evitar sair do G-4. Lembrando, apenas, que há cinco partidas o time dirigido por Jorginho não vence.

“Aboborou”

Os títulos continentais, pelo visto, não estão fazendo bem. Se o Chile caiu muito após a Copa América Centenário, na Europa a situação de Portugal não parece muito diferente. A derrota para a Suíça, na estreia das eliminatórias do continente para o Mundial de 2018, já acendeu o sinal de alerta entre os patrícios. A situação só não ficou pior porque a Hungria fez o favor de empatar com as Ilhas Faroe, caso contrário… Nas eliminatórias da Europa, apenas o campeão de cada grupo tem vaga direta para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Depois, os segundos colocados jogam um mata-mata para ficar com as vagas restantes. É bom ficar atento desde cedo para participar da Copa das Confederações, em 2017, e depois não chegar ao Mundial, um ano adiante…

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado