Menu
Esplanada
Esplanada

E a Intervenção?

Leandro Mazzini

30/09/2018 6h00

Atualizada 28/09/2018 19h02

Prestes a ser suspensa para liberar a votação da Reforma da Previdência no Congresso, a intervenção federal no Rio de Janeiro suscitará um debate sobre o legado até novembro. Se por um lado os militares fazem operações de cerco a milícias e à banda podre da polícia e traficantes, por outro a burocracia emperrou o combate à violência em especial na capital e região metropolitana. Foram mais de 5 meses, por exemplo, para capacitar, reestruturar e integrar as equipes de segurança do Estado e das Forças Armadas. Também ficou evidente o déficit de equipamentos, materiais e de recursos humanos.

Dados

O observatório da intervenção criado pela Câmara Federal mostra que, em julho, os homicídios por intervenção policial passaram de média de 54 para 129 quando comparado ao mesmo mês entre 2011 e 2017.

Cronograma

A princípio, a intervenção seria mantida até o dia 31 de dezembro, mas deve ser encerrada em novembro para a nova tentativa de votar a reforma da Previdência.

Mistério

Há um embate no Palácio do Planalto: se a Intervenção será suspensa ou definitivamente encerrada em novembro. Ministros defendem que o eleito mantenha.

Elas com Ele

Em contraponto às manifestações marcadas em todo o Brasil este sábado de mulheres contra Bolsonaro, um grupo do Rio de Janeiro, reduto do ex-capitão, resolveu demonstrar apoio ao militar com o movimento ‘Mulheres Com Bolsonaro’. A ‘convocação oficial’ foi feita para o Posto 5 em Copacabana, a partir das 14h.

Ele sem Elas

Pode ser só preocupação demasiada, ou tese, mas fato é que circula num grupo de whatsapp nacional de promotores a informação de que há risco de militantes radicais de esquerda se infiltrarem, com camisas de apoio a Bolsonaro, nas manifestações femininas contra ele, no Centro do Rio, e agredir mulheres. Alô, PM!

Placa de alerta

Epicentros da 55ª fase da Lava Jato, que levou à cadeia o irmão do ex-governador do Beto Richa (PSDB), Pepe Richa, as concessionárias de rodovias do Paraná já foram alvo de auditoria do TCU – que constatou aumento de até 70% de tarifas acima da inflação mesmo com obras atrasadas e sem cumprir obrigações do contrato.

Leitura de cela

Preso na sede da PF em Curitiba, Lula da Silva começou a ler ‘A Fome’, do argentino Martin Caparros.

O carteiro

Além de articular a  campanha do PT, Lula tem respondido a algumas das 15 mil cartas que já recebeu, através do Instituto Lula, desde que foi para a prisão.

Beach soccer

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico salvou a final do Beach Soccer da Liga Sulamericana Conmebol 2017 (isso mesmo, edição do ano passado, não realizada por problemas variados). A grande final Brasil x Paraguai será na quadra de areia do Parque Olímpico da Barra nos dias 5 e 6 de outubro. Entrada liberada para a galera.

Vai dar samba

Fernando Haddad (PT) vai aproveitar agenda no Rio, amanhã, para se reunir com artistas e sambistas na Cinelândia. O evento, com Noca da Portela, Nelson Sargento, Monarco, entre outros, tem Martinho da Vila como um dos anfitriões. Mas Haddad quer reunir essa turma no Bar Omar, em Santo Cristo.

Abelardo Barbosa!

O elenco de ‘Chacrinha, o Velho Guerreiro’ e a família de Abelardo Barbosa marcarão presença em grande festa, dia 25 de outubro, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, para marcar lançamento do filme em circuito nacional. Estrela Stepan Nercessian no filme do diretor Andrucha Waddington.

_______________________

ESPLANADEIRA

. Leo Cohen, Beto Cohen e Ary Bergher reúnem seleto grupo para palestras de Eduardo Paes, César Maia, Sérgio Zveiter e Teresa Bergher dia 4, no Leblon.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado