Menu
Brasília

Duração das novelas é um caso ainda mais em discussão

Arquivo Geral

31/10/2016 10h21

Autores da importância de Benedito Ruy Barbosa e Walther Negrão, quando chamados a falar sobre o assunto, têm criticado a insistência de se produzir novelas tão longas, sempre beirando a casa dos 180 capítulos.

A justificativa usada no passado de que o aumento da duração era importante para diluição dos custos, aos poucos deixou de ser considerada. Os investimentos em séries acabaram por jogar por terra aquilo que se usou como verdade durante muitos anos.

A própria Globo tem se prevalecido da faixa das 11 da noite, uma ou duas vezes por ano, para exibição de novelas mais curtas, provando para ela mesma que este será o caminho a seguir para todos os outros horários.

A própria maneira de ver televisão foi se modificando no decorrer do tempo, assim como se amplificou a recusa do telespectador a toda e qualquer tentativa de empurrar no banho-maria, ou se valer da já famosa “barriga”.

Rejeição, inclusive, já apontada em muitas oportunidades nos números de audiência. Se no cinema, duas horas são suficientes para exibição de um grande filme, torna-se inaceitável a televisão precisar de seis, sete ou até oito meses para contar uma história.

TV Tudo
Equação

O que emissoras como Globo, Record e SBT têm que buscar são maneiras de simplificar ou racionalizar suas produções.

Evidente que despesas com cidade cenográfica, pós-produção e efeitos especiais são sempre muito altas, mas é necessário também se buscar uma solução para elas.

Exemplos recentes

“Velho Chico”, na Globo, foi exibida em 173 capítulos, pouco mais de sete meses no ar. Record, nas duas fases de “Os Dez Mandamentos”, foi a 244 e, no SBT, nenhuma das suas novelas infantis fica menos de um ano no ar.

É um exagero que não se aceita mais.

Falando em novela

“O Rico e Lázaro”, escrito desta maneira, foi definitivo como título da próxima atração religiosa da Record.
Vai substituir “A Terra Prometida” em fevereiro.

Outro detalhe

A Globo estabeleceu um formato vencedor em suas novelas, que vigora há décadas, que é a exibição do último capítulo sempre às sextas-feiras e reprise nos sábados.

Por que inventar moda agora e fazer “Haja Coração” terminar numa terça, com reapresentação na quarta? “Totalmente Demais”, vale lembrar, foi concluída numa segunda com reprise na terça.

Foi algum estudo que levou à isso ou vamos que vamos para ver no que vai dar?

Decolando

Roteirista em ascensão na Globo, Daniel Adjafre, está às voltas com duas séries na emissora: “Cidade dos Homens”, em 4 episódios, e “A cara do pai”, em 16 capítulos.

Depois disso, ele vai voltar suas atenções para um roteiro de novela para as 19h, já bem encaminhado na casa.

Hora de conversar

Passou a eleição, agora com tudo decidido é possível falar da vergonha que foi o comportamento de algumas emissoras, em grandes capitais, na defesa dos seus candidatos.

Em Fortaleza, como caso mais gritante, a imparcialidade foi simplesmente jogada no lixo. As TVs de lá, simples e descaradamente, levantaram bandeiras.

Pula essa parte

O “The Voice” é sempre imbatível. Bons participantes e um programa que sabe prender a atenção de todo mundo.

Só precisava descobrir um outro jeito de identificar os candidatos. Em toda virada de cadeira ou final de música, as perguntas são sempre as mesmas: “qual o seu nome?”, “de onde você é?”, “canta há quanto tempo?”. Preguiça.

Ações sociais

Os bastidores da televisão servirão de inspiração para o cenário da 3º edição do “Mobilize”, evento de retrospectiva social da Globo, marcada para o dia 24, no Espaço Tom Jobim, Rio.

Com direção de Gringo Cardia e Enrique Díaz, o formato do “Profissão Repórter” será aproveitado para relembrar as ações promovidas em 2016. Caco Barcellos participará como mestre de cerimônia.

Quase deu

Existiu mesmo a possibilidade de Marieta Severo e Marco Nanini voltarem a trabalhar como casal, depois de todo o sucesso em “A Grande Família”.

Eles fariam Carlota Joaquina e Dom João VI, numa participação especial em “Novo Mundo”, próxima das seis na Globo, só que questões de agenda acabaram por impossibilitar a escalação. Para o lugar deles, foram chamados Giulia Gam e Léo Jaime.

Foi que foi

Paula Fernandes, nessas últimas duas semanas, só não foi na TV Rodoviária.

No mais, esteve e por mais alguns dias continuará aparecendo em todos os programas, até o Teleton no próximo sábado. Todo e qualquer cantor ou cantora é assim mesmo, quando tem interesse não refuga nada.

Barraco

Em cena prevista para ir ao ar no dia 10, em «A Lei do Amor», Mag (Vera Holtz) dá um tapa em Ana Luiza (Bianca Muller) depois que a neta decide enfrentá-la.

Ao final de uma discussão, a menina dispara: «Se o vovô pudesse falar, confirmaria que é verdade e que os mentirosos são vocês! Ele fugiu com a Suzana pra se livrar da mentira e da hipocrisia”.

(Crédito Globo/ João Miguel Junior)

(Crédito Globo/ João Miguel Junior)

Bate – Rebate

· Colaboradora de Daniel Ortiz em “Haja Coração”, Patrícia Moretzsohn tem duas sinopses de novelas, para 18h e 19h. Vai entregar em 2017.
· Na nova fase do “X Factor”, Fernanda Paes Leme está botando mais a cara no programa…
· … Bem mais do que nas etapas anteriores. Além de atriz, tem tudo para se firmar como apresentadora.
· Além de São Paulo e Rio, a Globo está fazendo um trabalho para aumentar a audiência de “A Lei do Amor” em outros pontos…
· … Também em Manaus, Vitória, Goiânia e Fortaleza existiram baixas importantes na sua faixa de exibição.
· “Ezel”, a nova novela turca da Band, tem características mais masculinas…
· … A mocinha, que na verdade é um mocinho, corre atrás da justiça a novela toda, cheia de perseguições, investigação e tramas recheadas de suspense…
· … Muito mais a ver com o que tem antes, Datena e “Jornal da Band”.
· Léo Dias deu um ganho importante no “Fofocando”, do SBT…
· … Pelo menos tem alguém agora dando notícias baseado em suas próprias fontes.
· O MIMO, maior festival gratuito de música e cinema do país, vai acontecer no Rio, entre 11 e 13 de novembro. Serão 20 shows, entre eles Ney Matogrosso e os encontros de Jards Macalé e Otto, Simone Mazzer e Alice Caymmi, e João Bosco e Hamilton de Holanda.

C´est fini

Nos estados sem horário de verão, a Band está reprisando a novelinha “Dance Dance Dance”, com Juliana Baroni como protagonista,

Mostra os bastidores do mundo da dança e um romance adolescente, bem água com açúcar. Mas é o que tem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado