Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Voto boiando

Arquivo Geral

02/08/2018 7h00

Atualizada 01/08/2018 23h30

Os oito eleitos para a Câmara dos Deputados pelo DF em 2014 tiveram, em média, 81,5 mil votos. Já a média dos 24 que ingressaram na Câmara Legislativa foi de 16,5 mil. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, ontem, que Brasília ganhou 186 mil eleitores em relação a 2014, o que, proporcionalmente, daria para eleger mais dois deputados federais ou mais 11 distritais este ano. Só que não haverá nenhuma cadeira nova para o DF nas duas Casas. Portanto, tem muito eleitor novo para ser cativado pelos postulantes a esses cargos proporcionais. Com apenas 45 dias de campanha, haja correria para atrair tanta gente.

Indecisão decide eleição
Em pesquisas de boca de urna recentes, todas feitas antes de Jofran Frejat (PR) desistir, cerca de 30% do eleitorado demonstrou não saber ou não ter preferência por nenhum dos candidatos ao Governo de Brasília. Com a saída do antigo líder das intenções de voto, não é absurdo imaginar que o percentual de indecisos cresceu. Somados aos 186 mil novos eleitores, isso torna o cenário ainda mais imprevisível e interessante. A briga por esses votos vai se intensificar nos próximos dias, com as definições das coligações.

Férias eternas
Ontem foi o primeiro dia de trabalho na Câmara Legislativa após o recesso e, surpreendentemente, só seis parlamentares não deram o ar da graça. Dentre eles o presidente da Casa, Joe Valle (PDT/foto), que apesar de ser pré-candidato ao Senado na chapa pura de seu partido, tem feito pouquíssima campanha, ainda mais em comparação com os colegas. Apesar do bom quórum, a sessão de ontem foi mais para os deputados se cumprimentarem e discursarem contra o governo do que para efetivamente votar alguma coisa, o que não ocorreu. Deve ser assim o mês todo.

Joe está aí?
A coluna não conseguiu contato com Joe Valle e, no plenário, o comentário é que ele estava em Piracicaba, no interior de São Paulo. Perguntado se seu colega de partido estaria desanimado para concorrer a qualquer cargo eletivo, Reginal Veras (PDT) desconversou e disse não saber. Entre os parlamentares, o boato é que ele “perdeu o tesão”.

Chapa quente
Animado com o acordo de neutralidade entre PT e PSB, em âmbito nacional (leia mais na página 6), deputados Chico Vigilante (PT) e Veras brincaram sobre a chance de o atual pré-candidato ao Buriti dos petistas, Júlio Miragaya, se tornar vice do nome do PDT, Peniel Pacheco, na disputa pelo Buriti. Os dois pareceram satisfeitos com o cenário, mas não existe qualquer movimento concreto a respeito. Seria o sonhos de ambas as siglas, especialmente porque tiraria forças de Rollemberg, a quem ambos consideram um inimigo.

Alckmin aprova voo com Fraga
O candidato ao Planalto e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, decidiu autorizar a aliança entre os tucanos brasilienses e o DEM. A cúpula nacional do partido tinha receio que a atual coligação com o DEM acabasse favorecendo a campanha do rival presidencial Jair Bolsonaro (PSL), em função da amizade dele com o candidato ao GDF, líder do DEM local e deputado federal Alberto Fraga. Contudo, Fraga garantiu que a união, pactuada com pretendente ao Senado e presidente regional provisório do PSDB, Izalci Lucas, vai proporcionar um palanque exclusivo para Alckmin.

Palavra do Centrão
“Se o PSDB ficar conosco, com a nossa chapa, o palanque está garantido. Porque vou seguir a orientação partidária, que é a do Centrão, que decidiu por Alckmin. Se não ficar, aí não terei alternativa. Não terei o compromisso. O que não posso é aceitar que o PSDB ignore o nosso apoio nacional para tirar o Izalci”, argumentou. Ou seja, além de afiançar um palanque competitivo para tucano, toma um palanque do principal adversário.

Medida de segurança
A postura de Fraga surpreendeu o tucanato. Os planos para uma intervenção no DF estavam em curso. Tanto é que, ainda na tarde de ontem, Alckmin conversou diretamente com Cristovam Buarque (PPS), postulante à reeleição ao Senado, para avaliar o regresso do partido na Aliança Alternativa, também conhecida como Terceira Via. Uma das condições para o eventual retorno seria a garantia da primeira suplência do senador para o PSDB. Contudo, por volta das 22h, Alckmin decidiu confiar na palavra de Fraga.

Poliamor
Fraga reforçou que sua afinidade por Bolsonaro não é um empecilho para apoiar Alckmin e lembrou a preferência do presidenciável do PSL pelo general Paulo Chagas (PRP) no DF. “Assim como ele tem dado suporte ao general, eu não tenho exclusividade nenhuma com o Jair”, garantiu.

Agora vale
O DF vive as primeiras eleições depois da minirreforma eleitoral. Uma das coisas que mudou foi a interpretação sobre a chamada propaganda eleitoral antecipada. A subjetividade deu lugar a uma interpretação bem direta do TSE. A infração só se configura se houver pedido explícito de voto antes do prazo. Pensando nas regras antigas, o PTB entrou com representação contra Rollemberg por suposta propaganda antecipada, já que o governador estava usando seu número da urna, 40, em publicidade do Governo de Brasília. Na última terça-feira, o TRE-DF rejeitou a ação do partido de Alírio Neto. Novos tempos.

E também vale isso
Na mesma toada, denúncias surgiram sobre Rollemberg ter anunciado mais de 500 nomeações, na última segunda, para a área da Saúde, embora desde 7 de julho os agentes públicos estejam proibidos de nomear e exonerar servidores, com apenas algumas exceções. O presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-DF, Bruno Rangel, explica que a regra só proíbe que concursos e editais sejam feitos a partir da referida data. As nomeações e Rollemberg foram referentes a um certame de 2014 e, portanto, não ferem a legislação. Mas mostra que o povo está bem de olho e nenhum deslize será perdoado.

Cada vez pior
Um dos motivos que demoveram Izalci Lucas (PSDB) de concorrer ao Buriti, mesmo que sozinho, como já chegou a aventar, foi a dura batalha jurídica que ele está perdendo internamente. Ontem, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou o afastamento do tucano da liderança do partido no DF e condenou as intervenções da Executiva no diretório regional. Desde 2013 a legenda não tem eleições internas e essa situação já fez com que uma das fundadoras, Maria de Lourdes Abadia, hoje no PSB, deixasse o partido.

Rocha mesmo
A determinação de Ibaneis Rocha em seguir pré-candidato ao Buriti mesmo após os apelos de Alberto Fraga (DEM) mostra que ele faz jus ao sobrenome. O deputado federal queria que o ex-presidente da OAB-DF fosse seu vice na composição, mas o advogado alegou não ver no democrata os predicados necessários para receber seu apoio. Mostrando talento político e convicções fortes, Ibaneis parece disposto a surpreender.

Moro em Foz
O juiz Sérgio Moro será um dos principais conferencistas da 9ª Conferência da International Association for Court Administration (IACA), fundada em 2004 e integrada por profissionais e estudiosos do Direito de 24 países. É a primeira vez que a direção da IACA realiza conferência de tamanha envergadura no Brasil, e a previsão é a de que dela participem cerca de 250 congressistas, de 40 nações. Será em Foz do Iguaçu, em setembro. Os demais conferencistas principais serão o presidente da Suprema Corte da Costa Rica, ministro Carlos Chinchilla Sandi, e a ministra Rosa Piñon, do Tribunal Supremo da Espanha.

Tolerância Zero
Entre os principais temas a serem abordados nas sessões plenárias e nos painéis de discussão em setembro, estão: Tolerância zero para a corrupção, Desempenho e transparência no Poder Judiciário; Poder Judiciário e combate ao crime transnacional, Efetividade da Justiça em lugares remotos ou afetados por desastres ambientais e Acesso à Justiça. Há espaço para se discutir até o design nas instalações dos tribunais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.iaca.ws/upcoming-conferences. html.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado