Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Um Sobrinho no meio maçônico

Arquivo Geral

17/10/2018 7h00

Atualizada 16/10/2018 22h02

Uma das mais influentes e antigas lojas maçônicas da cidade, a Aurora de Brasília recebeu, na noite de segunda-feira, o candidato do MDB ao Governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Filho de maçom (seu pai foi venerável mestre, o cargo máximo das lojas, no DF e no Piauí), ele falou para um numeroso grupo, integrado também por esposas e convidados dos membros da loja – e foi recebido como “sobrinho”, como os maçons chamam os filhos de maçons. Com um discurso propositivo, ele centrou sua fala no que pretende fazer se for eleito ao cargo, dando destaque à necessidade de socorrer a cidade da crise que Brasília vive. Prometeu botar para funcionar o que já existe e está parado e combate às drogas, citando várias pessoas na plateia. E não deixou de distribuir alfinetadas no adversário, o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB). “Não vou ficar dizendo que o estado está quebrado. Quem casa com a viúva sabe que tem de levar os filhos”, disparou, afirmando conhecer a realidade da economia da capital.

Loja cheia de notáveis
Fundada em março de 1965, a Aurora de Brasília recebeu um grande número de convidados do mundo político que são maçons. Estiveram no local o senador eleito Izalci Lucas (PSDB), o deputado distrital recém-eleito Reginaldo Sardinha (Avante) e o suplente de deputado distrital Gutemberg Fialho (PR), além de Jafé Torres, ex-grão-mestre do DF e presidente de honra do PTB-DF, e o ex-senador e ex-ministro do TCU Valmir Campelo, que foi venerável mestre da Aurora entre 1974 e 1975.

Autonomia para administrações
Em sua fala, Ibaneis Rocha deu especial destaque ao papel das administrações regionais. Contou que vai indicar, no primeiro momento, administradores provisórios, que precisarão ser chancelados pela população para permanecerem no cargo. E mesmo diante da plateia repleta de maçons que militam na política, disse que não fará indicações políticas, só de pessoal capacitado. Prometeu ainda autonomia orçamentária para que as obras nas regionais sejam ágeis.

Atenção ao idoso
Respondendo à pergunta feita pelo atual venerável mestre da Aurora de Brasília, Dário Sampaio Pinto, que questionou Ibaneis Rocha sobre seus projetos para idosos, o emedebista fez críticas mais duras a Rodrigo Rollemberg (PSB). Disse que a mobilidade e a acessibilidade na cidade são um caos e prometeu fazer uma transformação nestas áreas. E prometeu criar a cultura do atendimento médico pensado no idoso na rede pública de saúde, o que desembocaria, em futuro próximo, no projeto do Hospital Geriátrico do DF. Ibaneis também criticou o atendimento que os órgãos públicos, de modo geral, dão aos idosos, destacando que a cidade está envelhecendo e que é preciso cuidar bem deste segmento da população.

Proposta incorporada
O candidato do MDB também revelou que vai incorporar uma proposta trazida por Alírio Neto, candidato a vice na chapa de Eliana Pedrosa: a criação do Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência. E fez questão de destacar o papel de Jafé Torres na intermediação entre ele e Alírio.

Contra a reeleição
Na sua hora de perguntar, o grão-mestre do Distrito Federal, Lucas Francisco Galdeano, fez um manifesto particular contra a reeleição, destacando que ela não ocorrerá em sua administração, numa indireta a seu antecessor, Jafé Torres, que é candidato ao grão-mestrado do DF no ano que vem. Na resposta, Ibaneis aproveitou para afirmar que quer comandar uma campanha para acabar com a reeleição em todo o País. E defendeu mandato de cinco anos como o tempo ideal para gerir cidades, estados e o Brasil.

A hora do não
Lucas Galdeano aproveitou também para convidar Ibaneis Rocha para se tornar maçom. Mas o candidato emedebista esquivou-se com elegância, dizendo que primeiro vai encarar o desafio de governar o DF e, depois de terminada a tarefa, aí sim poderia ser iniciado na ordem, pois gostaria de dedicar-se integralmente à Maçonaria, como fez em todas as atividades de sua vida. Teve a mesma elegância ao ser desviar da tentativa de colar seu nome ao de Jair Bolsonaro, favorito de nove entre dez maçons. “Esse negócio de mito não é comigo”, disse.

Popstar
Acabada a palestra, Ibaneis ficou por quase 15 minutos posando para fotos e conversando com jovens. Precisou ser puxado pelos assessores para seguir com os compromissos.

A “culpa” é do vizinho
Logo após a saída de Ibaneis do templo da Aurora de Brasília, faltou luz. Houve quem, maliciosamente, culpasse “o vizinho de cima”. O templo funciona em um subsolo da 304 Norte e a loja maçônica aluga os andares superiores para uma casa de festas e para a sede nacional do PSB, o partido de Rodrigo Rollemberg. A luz voltou logo depois.

Aguardando confirmação
Ao fim da sessão, o venerável mestre da Aurora de Brasília, Dário Sampaio Pinto, informou que só aguardava a confirmação do governador Rodrigo Rollemberg para realizar outra sessão magna com mais um candidato ao GDF.

Mundo dos mortais
O senador Cristovam Buarque (PPS), derrotado nas urnas este ano, almoçava ontem no Brasília Shopping. Não ouviu protestos ou críticas. Só o ruído normal das praças de alimentação. Pior que a solidão do poder é a indiferença do pós-poder.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado