Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Telma vai bem, obrigada

Arquivo Geral

01/12/2017 7h00

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), fez uma chamada para os deputados distritais descerem dos gabinetes para limparem a pauta de votações, nesta semana. E resolveu elogiar a colega de Mesa Diretora, Telma Rufino (Pros), sempre pontual nas sessões. Na mesma sessão, a parlamentar foi elogiada pela emenda ao PLC 110/2017, que estabelece as regras para a Compensação Urbanística, determinando que os recursos arrecadados pelo governo fiquem nas próprias cidades. De acordo com o deputado Wasny de Roure (PT), trata-se de uma bela iniciativa que possibilitará a realização de obras de infraestrutura e a construção de escolas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos.

Dinheiro no bolso

O feriado do Dia do Evangélico, comemorado ontem, é data ingrata para o comércio. Justamente no dia em que os trabalhadores recebem a primeira parcela do décimo-terceiro salário. Aliás, os patrões tiveram de adiantar o pagamento do benefício para anteontem porque ontem não foi dia bancário útil. Lojas fechadas e o povo com o bolso cheio. Quem se arriscou a abrir, vai pagar hora extra dobrada e bancar uma folga para os funcionários.

Até na chuva

O governador Rodrigo Rollemberg aproveitou a chuva forte da manhã de ontem para gravar vídeo e exaltar a “fartura de água” no Córrego das Pedras, “um dos maiores afluentes da Barragem do Descoberto”.

No gelo

O desembargador Josaphá Francisco dos Santos, do Tribunal de Justiça do DF, viajou para a Antártica, para visita oficial à estação brasileira, a convite da Marinha do Brasil. Pela primeira vez, anuncia o TJDFT, um representante da corte “desfraldou” a bandeira do Tribunal no continente. Sob temperatura média de 2 graus negativos, o desembargador disse que a experiência trouxe importantes lições, como “compartilhar o aprendizado e vislumbrar a importância da preservação do meio ambiente para o equilíbrio do planeta como um todo”.

Boca de urna

Moradores de Ceilândia dizem que a Administração Regional de lá ficou às moscas, nesta semana, no dia da eleição da direção da Escola Classe 68. “Parece dia de ponto facultativo”, resumiu uma pessoa que precisou buscar a unidade e não conseguiu resolver o que precisava. Dizem que os servidores ligados à deputada Luzia de Paula (PSB) estavam por lá para fazer boca de urna para o candidato ligado a ela. Em vão. A professora Hélia Mara, que seria ligada ao PT, como temia os governistas, venceu. Foram 109 votos contra 43.

Reajuste do IPTU é “confisco”

O deputado distrital Wasny de Roure (PT) chama de “confisco” o reajuste proposto pelo Governo do DF no projeto de lei nº 1.807/2017, que estabelece a pauta de valores venais de terrenos e edificações do Distrito Federal para efeito de lançamento do IPTU para 2018. O reajuste é de 3,68% em relação a 2017, o que, de acordo com o parlamentar, é uma correção de 125,7% acima do INPC do período.

“Agressão” à lei

Para o deputado petista, trata-se de “uma agressão” a uma lei sancionada pelo próprio governador (Lei nº 5.792/2016), que estabelece correção pelo INPC. Pelas contas de Wasny, o imposto deveria ser reajustado em 1,62%. “A gente sabe fazer conta de somar”, dispara.

Dezembro vermelho

Uma proposta da deputada Celina Leão (PPS), aprovada em dois turnos na Câmara Legislativa, cria o “Dezembro Vermelho”, destinado à orientação e à assistência ao portador do vírus HIV, bem como à prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Nunca antes neste país

Um engenheiro que trabalhou durante anos na Novacap, deu-se ao trabalho de percorrer as principais vias que interligam as maiores cidades do Distrito Federal para verificar os efeitos da chuva. Fez um verdadeiro inventário, partindo de um pressuposto: como todas elas permitem velocidade maior, em geral 80 km/h, qualquer cratera maior representa automaticamente risco de vida. Terminou aterrorizado o seu levantamento. Encontrou crateras gigantescas na EPIA (junto ao viaduto da EPG, nos dois sentidos) e outras duas na EPTG. No Eixão, pouco depois do acesso para quem vem do Setor Militar para o centro da cidade, há um panelaço capaz de destruir qualquer pneu. Mas o que mais surpreendeu o técnico foi a L4: uma cratera, segundo ele capaz de engolir seu Honda Fit, abriu-se entre as pontes Honestino Guimarães e das Garças. Algo que ele nunca vira nessa parte da pista, junto ao setor de Embaixadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado