Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Supersecretária na cota tucana

Arquivo Geral

10/01/2018 7h00

Atualizada 09/01/2018 23h08

Outra tucana foi indicada para o cargo de secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF. A nomeação de Ilda Peliz deve estar na edição de hoje do Diário Oficial do DF, depois que o governador Rodrigo Rollemberg confirmou, via Twitter, o convite. “Ilda Peliz foi, por 22 anos, presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e certamente vem para somar com sua experiência. Bem-vinda!”, escreveu o chefe do Executivo na rede social.

Substituta

Ilda é filiada ao PSDB e faz parte do quinhão do partido na atual gestão. Ela deve ser empossada na semana que vem, depois de a também tucana Ludmila Faro declinar de nomeação para o mesmo cargo, depois de vazaram gravações em que ela faz críticas ferrenhas ao governador do PSB.

Vaga reservada

A supersecretaria, que já foi do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), estava mesmo guardada para o PSDB. Originalmente, foi oferecida a Maria de Lourdes Abadia, mas ela preferiu que o governo criasse algo mais na área social. E assim foi feito. Exclusivamente para a tucana que deve figurar na chapa de Rollemberg para as eleições, foi criada a Secretaria de Projetos Estratégicos, onde ela dá expediente desde novembro passado.

Amor por Brasília

Na semana passada, Ilda Peliz oficializou a saída da presidência da Abrace e disse apenas que seguiria em outra caminhada. ”Sei que jamais deixarei de ajudar Brasília. Eu amo esta cidade”, anunciou.

Procura-se Cristovam Buarque

Presidente do PSB-DF, Tiago Coelho diz que o senador Cristovam Buarque (PPS) “parece perdido”, ao comentar a aproximação dele com históricos adversários políticos, com o intuito de derrotar o governador Rodrigo Rollemberg nas eleições de outubro. “Em verdade, (Cristovam) aparenta mais preocupado com sua reeleição do que com a cidade. Tenho conversado com pessoas que votaram nele no passado e não entendem tanta contradição nas suas atitudes”, dispara.

Quem vai na frente?

Cristovam deve se aliar ao grupo do ex-governador José Roberto Arruda (PR), do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), dos deputados federais Izalci Lucas (PSDB) e Alberto Fraga (DEM) e de Alírio Neto (PTB). Eles pretendem formar uma grande frente anti Rollemberg. O que ninguém sabe ainda é quem vai encabeçar essa chapa com tantos caciques.

Malas prontas

Deputados já se preparam para voltar à ativa, na semana que vem, quando devem apreciar a emenda ao orçamento que já tinha sido rejeitada na Câmara Legislativa. A sessão extraordinária está marcada para a próxima segunda-feira, dia 15.

Tem boa notícia também

Na ativa mesmo no recesso parlamentar, o deputado distrital Wasny de Roure (PT) foi cobrar da Secretaria de Fazenda o cronograma do pagamento das casas terapêuticas, que cuidam de pessoas em processo de recuperação de dependência química, cujos repasses estão atrasados desde novembro. A boa notícia é que o governo prometeu fazer o pagamento até amanhã.

Vai depender…

Tem muitos candidatos a mandatos no Legislativo – e à reeleição – de olho nos votos dos policiais civis. E eles na expectativa da recomposição salarial.

De volta

A eleição deste ano deve ser marcada pelo retorno de velhos petistas, a exemplo de Arlete Sampaio e Patrício, o ex-cabo, que devem concorrer a vagas de deputados distritais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado