Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

SOS em ação

O decreto que estipula novo valor da Gratificação de Serviço Voluntário aos militares do Distrito Federal passou a valer a partir de ontem.

Arquivo Geral

15/01/2019 7h00

Atualizada 17/01/2019 18h52

https://soundcloud.com/user-401183895/sos-seguranca-celina-leao-desempregada-e-possiveis-pedaladas-fiscais-podcast-alto-da-torre

O decreto que estipula novo valor da Gratificação de Serviço Voluntário aos militares do Distrito Federal passou a valer a partir de ontem. O texto prometido pelo governador Ibaneis (MDB) foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) com regras para levar mais policiais e bombeiros às ruas da capital. A medida faz parte do SOS Segurança, programa lançado oficialmente pelo governo local na última-sexta-feira.

Cota máxima
Conforme a publicação, fará jus ao pagamento o militar da ativa que, em momento de folga, aceite voluntariamente trabalhar em caso de necessidade. A cada oito horas de serviço, serão pagos R$ 400 – R$ 100 a mais que o previsto anteriormente. A carga horária pode ser fracionada, mas não pode ser inferior a quatro ou superior a 12 horas. Tudo precisa ser acordado com o comando-geral de cada corporação. A cada oito horas trabalhadas é considerada uma cota e há limites máximos para usufruto.

25 mil
Apesar de a quantidade depender de disponibilidade orçamentária e financeira, o texto aponta que, aos policiais, o máximo é de 25 mil cotas mensais. Aos bombeiros, 120 mil anuais. A medida faz parte do esforço do Governo do Distrito Federal no âmbito da segurança. A partir do lançamento do SOS Segurança, a intenção é que as corporações façam ações coordenadas, com estratégias claras e de forma a levar maior policiamento às ruas.

Concurso vem aí
Além de gratificações para garantir a volta de policiais aposentados ou da reserva, o governador diz que vai nomear todos os servidores aprovados, fazer concurso para diminuir déficits, estudar como fazer a equiparação salarial das corporações, construir delegacias e abrir escolas militares.

Mãos abanando
O chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, compareceu à presidência da CLDF, na noite de ontem, para, segundo ele, fazer uma “visita amigável” a Rafael Prudente (MDB). Minutos antes de o convidado chegar, Prudente havia até brincado que não sabia se Novacki apareceria para jogar conversa fora ou com “uma maleta de projetos do Executivo” para encaminhar à Casa. O chefe da Casa Civil surgiu acompanhado do titular das Relações Institucionais, Vitor Paulo, e sem qualquer pacote.

Articulações
Tanto Novacki quanto Prudente juraram que o tema da conversa não foi a sessão extraordinária que Ibaneis quer convocar para votar alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Também disseram que não houve nada realmente importante discutido, apenas temas esparsos sobre articulações.

Romaria
A deputada Júlia Lucy (Novo) também esteve na reunião e demonstrou preocupação com futuros projetos do governo. Na visão dela, não se pode apreciar as matérias de maneira açodada, especialmente aqueles que envolvam tantos setores como as últimas. Ela não faz parte da base aliada de Ibaneis no momento.

Domingo é trabalho
As obras de drenagem, recuperação de base e recapeamento asfáltico em Vicente Pires aconteceram em pleno domingo. Trabalhadores da Novacap estavam na Rua 8, avançando na conclusão do trabalho. A urgência, como o governador Ibaneis Rocha já afirmou, é para acabar com os transtornos provocados pela chuva aos moradores e comerciantes da cidade.

Rua de açúcar
A Rua 8 é uma das mais atingidas quando há precipitações. O local se transforma em um rio de lama, impedindo o trânsito de veículos e dificultando a passagem de pessoas. Não raro, casas também são inundadas.

O quanto antes
“Aqui tínhamos um problema crítico e a orientação é para a Novacap trabalhar até no domingo e entregar o trabalho pronto aos moradores e comerciantes o quanto antes”, disse o governador durante visita às obras ontem.

Foi quase
O deputado federal Ronaldo Fonseca (sem partido) deixou o mandato em maio de 2018 para se tornar ministro da Secretaria-Geral do governo Michel Temer (MDB). Seu suplente, Vitor Paulo (PRB), assumiu o cargo até 1º de janeiro, quando foi nomeado secretário de Relações Institucionais do Governo do DF. Assim, havia expectativa de que o segundo suplente de Fonseca, Policarpo (PT), conseguisse ao menos um mês como parlamentar, mas não aconteceu. O titular retomou o restante de mandato que lhe resta e assim deve ser até 1º de fevereiro, quando os nomes da nova legislatura serão empossados.

Falta do saber
A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) deve divulgar, em questão de dias, os índices de desemprego de Brasília relativos a dezembro de 2018, o último do governo Rollemberg. Nos últimos três meses do ano, os índices pioraram continuamente, até alcançarmos a taxa de 18,5%, a sétima maior de todo o ano.

Futebol e política
Com os parlamentares e representantes do Executivo em pleno exercício de seus mandatos, as movimentações políticas se tornam mais pontuais e os personagens do meio local se concentram em outras coisas. No próximo fim de semana começa o Campeonato Candango de futebol e tem figurão na expectativa. A família do ex-senador Luiz Estevão se concentra nos trabalhos do Brasiliense. Primeiro suplente do senador eleito Izalci (PSDB), Luís Felipe Belmonte volta as atenções para seu clube, o Real FC. O ex-distrital Ricardo Vale (PT) já foi mais envolvido com o atual campeão Sobradinho e anda menos participativo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado