Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Reunião extraordinária na CLDF finalmente vai acontecer

Arquivo Geral

23/01/2019 7h00

Atualizada 24/01/2019 11h30

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

https://soundcloud.com/user-401183895/noticia-a-reuniao-extraordinaria-vai-acontecer-coluna-alto-da-torre

Depois de tanto rebuliço, atritos, reuniões, destemperos, bravatas, mais reuniões, articulações, telefonemas, canetadas e, por fim, um pouquinho mais de reuniões, o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), enfim teve clima para convocar a sessão extraordinária que o governador Ibaneis Rocha (MDB) pretendia ver realizada. Houve um encontro de 18 deputados distritais com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, na segunda-feira, e as partes chegaram a um acordo. Será nesta quinta-feira, a partir das 15h.

Institucionalização

A principal pauta é para a Saúde, com um projeto de lei que prevê a expansão do modelo do Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). Ele será transformado no Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF), responsável também pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital de Santa Maria, Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A ideia inicial era criar institutos em todo o sistema público, mas entidades sindicais e parlamentares se mobilizaram para alterar o teor da matéria.

Só mais esses

Outro item importante a ser inserido na pauta é o projeto que cria o serviço voluntário na Polícia Civil e na Defesa Civil. Ele prevê a criação de uma indenização para quem atuar na atividade, com pagamento de R$ 400 por turno ou escala de 8h. A medida abrange servidores aposentados ou de folga. Há ainda temas como a criação das administrações regionais do Pôr do Sol e Sol Nascente, em Ceilândia, de Arapoanga, em Planaltina, e de Arniqueiras, em Águas Claras, bem como redução de alíquotas de comércio e do IPVA e a instalação do Cejusc/Fiscal, para renegociação de dívidas.

Tratamento direto

A nomeação do ex-distrital Bispo Renato Andrade (PR) como chefe executivo de Assuntos Parlamentares, ligado diretamente ao gabinete do governador Ibaneis Rocha, não é bem uma mudança de função. Antes, ele exercia cargo de secretário de Articulação Política e, apesar de não mais comandar uma pasta, terá a mesmíssima missão de fazer a ponte entre o Buriti e a Câmara Legislativa. O último a desempenhar essa função, ainda no governo Rollemberg, foi José Flávio, que já tivera esse papel em administrações anteriores.

Inovação para articular

Bispo Renato, contudo, garante que representará uma evolução. “A ideia é uma ponte direta, diferente do que era feito antes. Sou o primeiro canal para se chegar ao governador”, destacou. Ele disse que não quer interferir em relações entre base e oposição, mas facilitar o contato entre Executivo e Legislativo. “Sem troca de favores, sem troca de cargos, e também sem obrigatoriedade de se votar projetos vindos de nós”, assegurou.

Dores passadas

O ex-deputado garante que sua mudança de posição nada tem a ver com o arranhão que a relação entre Ibaneis e os distritais sofreu na última semana. O governador chegou a ameaçar entrar com ações na Justiça contra os parlamentares por eventuais mortes nos hospitais, caso eles não concordassem com seus projetos para a Saúde e não convocassem a sessão extraordinária. “O que deixou o governador chateado foi ter conversado com as pessoas que precisavam de ajuda, com pai na fila de espera. Fez aquilo no afã de auxiliar a população”, defendeu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado