Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Reviravoltas na CPI do Viaduto

Arquivo Geral

22/03/2018 7h00

Atualizada 21/03/2018 23h31

Reviravoltas marcam os bastidores da CPI do Patrimônio Público, detonada pela queda do viaduto da Galeria dos Estados. Três deputados distritais retiraram as assinaturas no protocolo de instalação da comissão: Juarezão (PSB), Ricardo Vale (PT) e Bispo Renato (PR). O documento tinha a adesão de 9 parlamentar e regimentalmente são necessários 8 para a validação do começo dos trabalhos. Ou seja, a debandada colocou a CPI em xeque e deixou o governo Rollemberg (PSB) de sorriso aberto. Afinal, quem quer uma investigação no cangote em ano e eleição? Mas a oposição correu atrás e conseguiu o apoio de Wasny Roure (PT) e Cláudio Abrantes, sem partido, colocando a CPI de volta na pista.

Estranha conveniência

“A CPI já estava protocolada. Mas aí, os deputados entraram com requerimento para a retirada das assinaturas. Isso é estranho. Me parece que houve aí uma intervenção do Executivo. Isso só aumenta as nossas suspeitas”, comentou o deputado distrital Wellington Luiz (MDB). A CPI é de autoria da deputada Celina Leão. Procurado pela coluna, o Buriti negou qualquer movimento para intervir na comissão. “Não. O governo não fez nada”, afirmou o secretário adjunto de Assuntos Legislativos, José Flávio de Oliveira.

Paulo Octávio fica no PP

O empresário Paulo Octávio continuará filiado no PP. O presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, garantiu apoio caso PO decida disputar um cargo majoritário, especialmente para Senado Federal. Os dois filhos mais novos do líder empresarial inclusive se filiaram entre os progressistas. “Estou firme e fechado com o PP”, resumiu. Neste contexto, seguirá como vice-presidente regional da agremiação em terras candangas.

PR deve dar vice a Bolsonaro

Forte no Distrito Federal, o PR pode seguir rumos inesperados na sucessão presidencial. Pré-candidato à Presidência pelo PSL, o capitão-deputado Jair Bolsonaro ofereceu ao PR a vaga de candidato a vice-presidente em sua chapa. O presidenciável busca aliança com o partido para aumentar seu tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV. O PR pode agregar cerca de 45 segundos ao tempo de Bolsonaro. Sozinho pelo PSL, ele teria menos de 10 segundos. A oferta para dividir a chapa foi feita ao senador Magno Malta (PR-ES).

Partido quer Laerte Bessa para a segurança

O deputado federal Laerte Bessa (PR) será o comandante das principais pautas de segurança na Câmara dos Deputados daqui para a frente. Caiu nas mãos do parlamentar a Comissão de Segurança Pública da Câmara, após a reunião de ontem dos líderes partidários da Casa. As comissões serão instaladas na próxima terça. Bessa tocou a mesma comissão em 2010, durante o primeiro mandato.

Largas fronteiras

Depois de muito bafafá, o Tribunal de Contas do DF decidiu arquivar o processo apresentado pelo Ministério Público do DF e Territórios apontando irregularidades no Programa Brasília Sem Fronteiras. Criado em 2013 para capacitar servidores do DF e alunos da rede pública em instituições de ensino estrangeiras, os programa custou R$ 9,1 milhões ao cofres públicos e, segundo o MP, o governo não fez pesquisa de preço e não esclareceu quais foram os valores repassados às instituições. Mas depois de ouvir as explicações do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da época, Glauco Rojas, o Tribunal entendeu que não houve irregularidades.

Da Funarte para a corrida distrital

Depois de ficar um ano à frente da Funarte, João Carlos Corrêa decidiu alçar voos mais altos. Servidor de carreira do Senado, João foi convidado a trabalhar com o senador Cristovam Buarque (PPS) e, como uma mão lava a outra, João poderá contar com o senador para fortalecer sua saída para deputado distrital. João é do núcleo de cultura do PPS e conta com a classe artística da cidade para superar os 723 votos conquistados nas eleições de 2006.

Suspeita paira sobre Leany

Facebook, Instagram e Twitter, novinho, criado no mês passado. A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, está ativa nas redes. Ainda nada sólido, mas o que está no ar é que a secretária prepara voo solo para uma possível candidatura.

Fim do desconto

No que depender da CLDF, mulheres e homens pagarão o mesmo valor nos ingressos de shows, para entrar em estabelecimentos e eventos realizados no DF. Um projeto de lei do distrital bispo Renato Andrade (PR) quer acabar com a diferença de valores dos convites. Hoje em dia, é comum que o preço cobrado para “ingressos femininos” seja mais barato do que o cobrado para o público masculino. De acordo com o PL nº 1661/2017, os preços diferenciados têm caráter discriminatório. Os deputados apresentaram emendas ao projeto até o dia 27 de março.

Vale lembrar…

Pesquisa feita pelo site de empregos Catho no começo deste ano revela que elas ganham menos que os homens em todas as situações: cargos, áreas de atuação e níveis de escolaridade. A diferença salarial chega a quase 53%.

União feminina

Para combater qualquer tipo de assédio, também está na pauta da CLDF o projeto que institui a campanha Mexeu com uma mexeu com todas, de autoria da deputada Celina Leão (PPS).

Fogo contra fogo

Buscando o protagonismo entre as lideranças conservadoras, o pré-candidato ao GDF, Alírio Neto (PTB), decidiu disputar com o rival, o ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat (PR), no campo adversário: a Saúde Pública. Para começar, investe na proposta de transformação do sedentário Centro Administrativo do DF em um complexo hospitalar. A Cidade da Saúde. “É preciso haver renovação tanto de projetos quanto de personagens” que pleiteiam administrar a capital do Brasil”, alfinetou.

Tucanato Nacional

Mudança de planos na agenda nacional tucana. O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes (PSDB) não ficará mais no governo Temer (MDB) até o fechar das cortinas. Deixa o cargo para buscar a reeleição para Senado.

Tucanato Local

Sem tirar o Buriti da cabeça, o presidente regional do PSDB, deputado federal Izalci Lucas, redobrou os esforços para reproduzir a alianças nacionais da agremiação no DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado