Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

PT diz que está de namoro com o PDT

Arquivo Geral

21/02/2017 7h00

Atualizada 20/02/2017 22h20

Apesar dos discursos afinados e dos acordos para a composição das comissões permanentes da Câmara Legislativa, petistas rechaçam a possibilidade de compor com o governo Rollemberg neste e no próximo ano. E articulam aliança com o PDT, de Joe Valle, Psol e PCdoB para as próximas eleições. Presidente do PT-DF, Policarpo diz que ainda deve procurar outras legendas, como PV e Rede. “Na minha avaliação, é impossível qualquer tipo de composição com Rollemberg”, crava o ex-deputado federal.

Ponto para o Buriti

Na lista de Rollemberg, os três deputados petistas devem comandar uma comissão na Casa. E ele já é dado como vencedor nessa história. Tanto que a eleição deve mesmo sair nesta semana – o acordo é de que seja votado na quinta-feira. Parlamentares do grupo de Joe Valle já se conformam com a derrota. Rollemberg tem 13 a favor, contra os 11, que não conseguiram se entender em todos os pontos. Desta vez, o ponto é do Palácio do Buriti.

Petistas contemplados

Wasny de Roure deve ser confirmado na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, enquanto Ricardo Vale vai para a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar e Chico Vigilante para Comissão de Defesa do Consumidor. Conforme Wasny, a movimentação na Câmara Legislativa “vislumbra a participação estratégica nas comissões permanentes da Casa para melhor defesa dos interesses do povo”. E que não há negociação de cargos ou qualquer tipo de participação no governo. O PT é oposição, lembram os petistas.

Oposição responsável

“O fato de a gente estar no bloco que tem deputados governistas não quer dizer que negociamos com o governo”, observa Ricardo Vale. Não há, segundo ele, interesse em aliança. “Nem da parte do governador, nem da parte do PT”, confirma. O que o partido tem feito, na visão do líder do PT na Câmara Legislativa, é uma oposição responsável. “Existem certos setores no DF que, desde quando Rollemberg pisou no Buriti, já começaram um processo de tentar inviabilizar o governo, pensando em 2018”, menciona, ao frisar que é um erro fazer oposição apostando no caos.

Licença

Grávida de três meses e alvo de denúncias, a deputada Sandra Faraj (SD) está de licença médica por 15 dias. A votação para escolha dos comandos das comissões permanentes deve ocorrer no período de afastamento. Logo agora que o governador Rodrigo Rollemberg tinha conseguido convencê-la a votar com os deputados da base.

Bateu o pé

Juarezão (PSB) também é autor de um projeto de lei que prevê a instalação de um botão de pânico nos ônibus do transporte público, em caso de assaltos. E está irritado com o gabinete de Bispo Renato (PR), que apresentou texto semelhante. Ele não quer nem saber de os textos tramitarem juntos. Faz questão de ser autor sozinho da ideia que Renato já disse que viu na internet. O deputado do PR diz não se importar de dividir com o parlamentar de Brazlândia a autoria do texto, mas Juarezão não quer nem saber.

Batendo cabeça

A Câmara Legislativa discute hoje, em audiência pública, a Lei dos Food Trucks. A iniciativa é do deputado Bispo Renato, para quem a categoria ainda reclama da falta de alinhamento entre as secretarias do e as administrações regionais.

O fim dos supersalários

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, anunciou ontem que não pagará salários acima do teto constitucional, de R$ 30,4 mil no DF. “Esta é a primeira medida de saneamento de contas”, disse, ao explicar que o fim da farra de servidores que acumulam proventos de aposentadoria e vencimentos de outros cargos públicos segue recomendação do Tribunal de Contas do DF.

Juntos contra a crise hídrica

O Ministério Público promoverá uma audiência pública para debater a crise hídrica no DF no dia 14 de março, no auditório da instituição, das 09h às 18h45. “Vamos incentivar a sociedade civil para agir de forma organizada. As pessoas não conseguirão fazer a diferença sozinhas. Se engajarmos comunidades inteiras, associações, entidades teremos discussões com maior legitimidade, o debate será mais qualificado”, sugere a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Marta Eliana de Oliveira.

Erros e acertos do GDF

A promotora considera positiva a postura da Adasa diante da crise. “Agora, na minha opinião, o governo deveria oferecer um bônus para quem poupar água”, argumenta Marta. A promotora inclusive já questionou o GDF sobre o tema. Recebeu a resposta a informação que já existe um bônus, na forma de um projeto de lei do senador Reguffe (sem partido), quando foi deputado distrital. Ironicamente, a maior parte da população desconhece o benefício, porque o Estado não divulga. “Deveria haver um alivio na tarifa de contingência”, reforça.

Racionamento para todos

Diante da ameaça real de falta absoluta de água na seca, Marta defende a ampliação do racionamento para o todo DF, incluindo as regiões abastecidas pelo reservatório de Santa Maria, a exemplo do Plano Piloto. Afinal, as obras emergenciais de captação de água do Bananal e do Lago Paranoá podem atrasar. “Se Santa Maria tiver 50% da capacidade pode secar em cinco meses. Especialista alertam que cada 10% do reservatório levam 30 dias para serem consumidos”, explica. A situação do DF é delicada e evitar ações de economia agora é inquietantemente arriscado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado