Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Proposta independente

Arquivo Geral

03/01/2019 8h20

Primeira parlamentar do Novo-DF, Júlia Lucy (foto) deu um recado aos colegas já no seu juramento, ao defender “uma política verdadeiramente nova e uma Câmara independente”. Por isso, manteve sua candidatura na chapa de Cláudio Abrantes (PDT). Mas o grupo esbarrou no bloco com 17 parlamentares alinhado ao GDF. “Essa postura do Novo exigiu este protagonismo. Por isso, construiu-se esta chapa”, disse Júlia. A ideia dela era sinalizar que a renovação na Câmara foi marcante, como apontaram as urnas. “Teria sido mais coerente se a presidência e a vice-presidência fossem ocupadas por dois deputados novatos”, acredita.

Sem abstenção

Ao contrário do que noticiamos na edição de ontem, Chico Vigilante (PT) não se absteve na votação da vice-presidência da Mesa Diretora da CLDF. Ele votou em Júlia Lucy. E deixou claros os motivos. “Eu conheço o Delmasso e agora conheci a Júlia. Por isso, voto nela”, disparou.

Conquistas…

Júlia Lucy não se alinha como oposição sistemática ao governo de Ibaneis Rocha. “Quem firmou compromisso agora estabeleceu um pacto com o governador. Nós votaremos julgando aquilo que é necessário para a população”, acrescenta. Assim, o Novo será independente, mas terá assentos em comissões importantes, como as de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT).

…para a mulher

A parlamentar celebrou a conquista da Procuradoria da Mulher, que, segundo ela, vai deixar ”a função de organizar eventos do Dia da Mulher para fazer um benchmarking com outros países e estados” e trazer experiências de sucesso, com foco especial nas mulheres que estão na periferia, que estão em condição desigual no mercado. “Precisamos olhar ela e perceber que a violência contra a mulher é também contra a família, pois crianças que convivem neste ambiente vão acabar copiando este tipo de comportamento”, acrescenta.

Mais vagas em creches

A distrital pretende trabalhar para o incentivo de abertura de vagas em creches, com parcerias inclusive com instituições privadas, para massificar a inclusão das crianças. “O gasto de R$ 1 vira investimento futuro de R$ 7“, alerta. ”Quando a criança fica fora da creche, a mãe fica fora do mercado e muitas vezes se submete a uma relação de violência”, diz a deputada, que pretende buscar setores de inovação, tecnologia e construção civil para colocar a mulher em condições de competir.

Sem divisões

CEO da #LigaDelas – grupo de mulheres que busca fazer a diferença promovendo o protagonismo feminino –, a deputada distrital diz que a presença dela na entidade fez que a Procuradoria da Mulher fosse um caminho natural. “Como já tenho esta linha de atuação, fiquei feliz com a designação, que veio a coroar esta trajetória”, diz Júlia Lucy, que alerta que a ideia é um diálogo respeitoso com os homens. “Qualquer discurso que prega a fragmentação social não é construtivo. Na Liga, convidamos homens para palestras e para serem ouvintes, pois só assim vamos conseguir dialogar. Defendemos o fim do vitimismo e a colaboração, sem ódio entre gêneros. Todo mundo sai ganhando se a gente colaborar”, afirma. ”É importante termos exemplos – mulheres em cargos de liderança acabam inspirando as meninas para fazerem as escolhas que quiserem – dona de casa, política, engenheira. Sem imposições, como manda o liberalismo, que o Novo prega”, completa.

Pacificação

A primeira conversa entre distritais e o secretário de Educação, Rafael Parente, foi tranquila. Apesar das correntes de Whatsapp falando que o ele era favorável a pautas condenadas pela igreja, tudo correu bem na reunião realizada na Residência Oficial de Águas Claras, ontem. O encontro foi articulado pela deputada federal Paula Belmonte (PPS) e contou com 11 deputados distritais. O secretário se comprometeu a “não fazer nada que contrarie as propostas de campanha do governador”.

Valdir Oliveira no Sebrae/DF

O presidente da Federação das Industrias de Brasília, Jamal Bittar, em sua primeira atuação como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, conduziu a cerimônia de assinatura do termo de posse da nova diretoria do órgão. Valdir Oliveira, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, tomou posse como diretor-superintendente. Na mesma cerimônia foram empossados os diretores Rodrigo Sá (Técnico) e Rose Rainha (Administração e Finanças).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado