Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

População apoia eleição para administradores

Arquivo Geral

14/06/2016 7h00

A eleição direta para administradores regionais alcançou 85% de aprovação na enquete virtual proposta pelo governo Rollemberg. Em números concretos, 855 pessoas participaram, apresentando 302 críticas, sugestões e comentários sobre o projeto de lei que o GDF pretende encaminhar para a Câmara Legislativa. O período de participação acaba hoje, mas já é possível tirar algumas ponderações sobre o debate.

Defesa das candidaturas sem filiação

Segundo o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio (foto), o tema mais questionado e abordado foi o décimo artigo projeto, que fala sobre conjunto de requisitos para as candidaturas. Grande parte da população deseja que candidatos possam disputar sem ter filiação partidária. Os internautas também mostraram muito interesse no segundo artigo da lei, que versa sobre os votos, a data das eleições (associados com a eleição para governador) e os critérios para desempate e suplência. A população também discutiu com intensidade as normas para perda de cargo e afastamento.

Kleber Lima

Kleber Lima

Quem debateu?

Conforme levantamento da Casa Civil, a maior participação no debate virtual foi do Plano Piloto, que teve 86 participantes. Ceilândia veio na sequência com 64. Taguatinga teve 60 representantes. Águas Claras ocupou a quarta posição, com 59 pessoas. Por fim, o Guará apresentou as falas de 50 moradores.

Tudo pode mudar

Quando lançou a consulta popular, o GDF deixou claro que inicialmente defendia que os candidatos precisariam estar filiados para disputar os cargos. Isso mudou. Segundo Sampaio, o governo revisitará todo o projeto e poderá fazer alterações. “Vamos estudar tudo para ver o que deve ser incorporado ou não. Não podemos estar fechados. Seria descabido abrir uma consulta e não ouvir participantes. Não existe artigo intocável no projeto e tudo está passível de mudança”, prometeu o chefe da Casa Civil. Pela agenda o GDF, o projeto passará por uma intensa análise até a volta dos trabalhos da Câmara no segundo semestre, após o recesso.

Balanço das águas

O diretor presidente da Agência Reguladora das Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e “cumpadre” do governador Rodrigo Rollemberg, Paulo Salles, foi convidado para apresentar o balanço da gestão na Câmara Legislativa. O pedido foi feito pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, a pedido do deputado distrital e líder do governo, Julio Cesar (PRB). A conversa está marcada para as 10h na própria Câmara.

Reclamações sobre a mudança do trânsito em Taguatinga chegam ao Legislativo

A mudança do trânsito no centro de Taguatinga está revoltando comerciantes e moradores. As criticas bateram a porta da Câmara e a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PDT) decidiu entrar na história. A parlamentar argumentou que não entendeu as modificações e tem recebido queijas do aumento de congestionamentos na região desde o início das mudanças.

O fantasma da banda larga

A possibilidade de mudança das regras para a cobrança da banda larga vem assombrando os bolsos dos consumidores. Hoje a Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, fará uma audiência pública, as 14h30, para debater a franquia de consumo nos planos nacionais. Para o presidente da frente, deputado federal Izalci Lucas (PSDB), a situação é inadimissível e uma falta de respeito das operadoras com os usuários.

TCU analisará as contas de 2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgará o parecer prévio as contas da presidente afastada Dilma Rousseff, referentes ao exercício de 2015, amanhã. Após o julgamento, o texto será enviado para o Congresso Nacional.

Oito deputados defendem o Uber

Israel Batista (PV), Reginaldo Veras (PDT), Chico Leite (Rede), Celina Leão (PPS), Sandra Faraj (SD), Cláudio Abrantes (Rede), Luzia de Paula (PSB) e Roosevelt Vilela (PSB) lançam, hoje, a Frente Parlamentar em Defesa da Utilização de Aplicativos para Transporte Individual de Passageiros, como o Uber, por exemplo. O presidente da Frente, Israel, explica que a comissão é necessária para que sejam debatidos os novos formatos de compartilhamento de veículos; “O uso das tecnologias na mobilidade urbana já é fato e o consumidor aprova. Precisamos agora trabalhar na regulamentação desses serviços”.

Em ambiente acadêmico

O evento ocorre no Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia da UnB, com a presença dos parlamentares, dos representes do aplicativo e da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e da reitoria da universidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado