Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Pesquisa CNT anima o PT

Arquivo Geral

16/02/2017 7h00

Atualizada 15/02/2017 22h30

A queda da aprovação do governo de Michel Temer (PMDB) e a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto para o Planalto em 2018 reanima o combalido Partido dos Trabalhadores. Para o deputado distrital Chico Vigilante (PT), os números compilados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) refletem o sentimento das ruas.

Troco vitaminado

“Estive no Maranhão. Lá os jovens dizem que o Brasil passou por um golpe e esperam só a volta de Lula para dar o troco. Ninguém tem dúvida que o país foi vítima de um golpe parlamentar e midiático. Nós do PT ficamos extremamente animados com esta pesquisa e vamos redobrar os esforços para 2018”, afirma o parlamentar.

As voltas do mundo

Atento os episódios da queda da Dilma Rousseff (PT), Vigilante espera que Temer siga as mesmas posições que defendeu quando a ex-presidente vivia o processo de fritura política. “Foi um golpe para retirar os direitos dos trabalhadores da Classe Média. Espero que Temer assuma agora uma frase que disse no final do governo Dilma: O governo com uma rejeição dessas não se sustenta. Então, ele deve sair do Planalto, antes que saiam com ele”, argumenta.

Vingança emplumada

Para o deputado, os números ainda alfinetam o senador Aécio Neves (PSDB). Vigilante avalia que as projeções do presidente nacional do PSDB são desastrosos. Não têm musculatura para a corrida para o Planalto e também não garantem uma reeleição para o Senado.

Fazendo contas

Uma reunião entre representantes da Polícia Civil, o secretário Sergio Sampaio (Casa Civil) e deputados distritais marcou a retomada das negociações com a corporação, ontem. Técnicos da Secretaria da Fazenda participam do próximo encontro, marcado para as 14h30 de terça-feira, às 14h30. Tentarão buscar uma solução para a tão propagada falta de recursos do governo e as exigências da categoria.

E para a segurança, nada?

Foi apresentado, no encontro, um estudo elaborado pelo gabinete do deputado Wasny de Roure (PT), que mostra que há recursos do Fundo Constitucional do DF para equacionar o impasse da categoria, que busca paridade com a Polícia Federal. “Não justifica protelação em um ano que teve aumento do Fundo Constitucional. Quem cedeu meio bilhão em dois anos para ajudar o DF não pode ser sacrificado. Na realidade, a segurança acaba financiando o que foi dado a outros”, argumentou o petista, em sintonia com as forças de segurança pública, que defendem mais recursos do fundo para custear a área.

Movimento sem fim

Respostas concretas não saíram do encontro. E a categoria permanece no campo das promessas. “Historicamente, este é o mais longo movimento da Polícia Civil”, lembrou o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, que reivindicou a manutenção de uma agenda com o governador Rodrigo Rollemberg. A categoria tem encontro marcado com ele no próximo dia 24, sexta-feira de Carnaval.

Dever de casa

Em sintonia com o Palácio do Buriti, que anunciou ontem mudanças na atenção primária de saúde, o líder do governo, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), foi ao plenário da Câmara Legislativa defender a reformulação. “A expectativa é resolver até 70% dos problemas somente na atenção primária, sem o paciente precisar recorrer às emergências da rede pública”, discursou o parlamentar.

E a esquerda, como vai?

As articulações para as eleições estão a todo o vapor no DF. Enquanto a direita se agrupa, com alguns sub núcleos que poderão se transformar em adversários, a esquerda dá sinais de que poderá estar unida no ano que vem. Uma das exigências do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na formação das comissões permanentes da Câmara Legislativa é a de que os três deputados petistas sejam garantidos nos comandos de três colegiados. Uma presidência para cada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado