Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Nem tão a favor dos passageiros assim…

Arquivo Geral

13/01/2017 7h00

Atualizada 12/01/2017 22h45

Wasny de Roure (PT) foi um dos deputados que coordenou o grupo de trabalho que elaborou o decreto legislativo para derrubar o reajuste das passagens. Fez discursos duros contra o governo e, ontem, assim que a votação foi concluída disse ter votado “pelas pessoas menos favorecidas, que não têm condições de arcar com os custos dos reajustes”. Mas, no ano passado, apresentou emenda modificativa para remanejar R$ 13,8 milhões destinados à manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público do DF. O valor foi destinado para “manutenção de serviços administrativos gerais” da Polícia Civil do DF.

Preferiu os policiais

Os recursos atendem a reivindicação conhecida dos policiais civis, que buscam equiparação com os salários da Polícia Federal. “Esse remanejamento é uma coisa absolutamente possível de ocorrer, para atender à questão dos benefícios, que é obrigatoriedade do Estado”, justificou Wasny, para quem os recursos podem ser garantidos pelo Fundo Constitucional. “Houve uma ação deliberada do Poder Executivo de, depois de mandar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), reduzir a proposta do orçamento das polícias Civil e Militar, com o remanejamento de mais de R$ 300 milhões da polícia”, explicou.

Quem paga

Ao remanejar os recursos de várias rubricas, a emenda de Wasny ao orçamento acabou por desguarnecer todo o sistema de transporte. Traduzindo: graças à manobra, quem paga é mesmo o passageiro.

Câmara independente

A deputada Celina Leão (PPS) estava visivelmente feliz, na sessão de ontem. Distribuindo sorrisos, abraços e beijos, ela disse que a aprovação do decreto legislativo reforça o que a gestão Joe Valle vêm propagando: a independência do Poder Legislativo. “Demonstra que a escolha do Joe para a presidência da Câmara foi acertada”, arrematou ela, que tentou, mas não conseguiu terminar o mandato no comando da Casa.

Gaaalo!

Vestido com uma camisa do Atlético Mineiro e de calça jeans, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) apareceu na Câmara Legislativa, ontem, para acompanhar a votação. “Vim ver como estão as coisas por aqui”, disse, antes de entrar no Plenário.

Férias?

Impaciente, o deputado Juarezão (PSB) pediu aos manifestantes que ocupavam a tribuna para pressionar os deputados a votarem logo o projeto de decreto legislativo que derrubou o aumento das passagens. E foi o primeiro a deixar o Plenário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado