Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Não tem jogo ganho

Arquivo Geral

30/10/2018 7h00

Atualizada 29/10/2018 23h25

Pelo menos metade da Câmara Legislativa eleita deve estar alinhada ao novo governador Ibaneis Rocha (MDB), seja por arranjos político-partidários seja por manifestações anteriores. O reeleito Cláudio Abrantes (PDT), por exemplo, pertence a uma sigla de oposição ao emedebista, mas apoiou o novo chefe do Executivo durante toda a campanha. Só que o governo Rollemberg mostrou que não são favas contadas.

Arranjo
Quando assumiu a cadeira, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), teoricamente, não teria maioria na casa, mas conseguiu negociar para ter representantes de partidos que, hoje são oposição, como PRB e PR, para ajudarem-no. Houve também a via inversa. Siglas que o ajudaram a se eleger, notoriamente o PDT, desembarcaram de seu governo e passaram a representar, em parte, uma oposição. Ibaneis deve atentar a esses meandros.

Geografia política
Como Mato Grosso do Sul e o DF ainda aguardavam os resultados do segundo turno para seus respectivos governos, o cenário político do Centro-Oeste só foi consolidado neste domingo. Somando os 61 políticos eleitos em Goiás, entre governador, senadores e deputados, aos 35 do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do DF, a região escolheu 166 representantes (Veja abaixo)

Domínio e pulverização

Enquanto no DF e no Mato Grosso a quantidade de eleitos está bastante pulverizada entre os partidos, em Goiás e no Mato Grosso do Sul o PSDB dominou com sete e oito representantes, respectivamente, incluindo entre os vitoriosos o governador do sul-matogrossense, Reinaldo Azambuja. Em Brasília, PSB, PRB e PT dividem a liderança com três nomes cada. No Mato Grosso, DEM, PSL e MDB, cada um obteve quatro.

Apesar dos pesares

O DF foi a única unidade do Centro-Oeste que não elegeu ninguém do partido do presidente eleito Jair Bolsonaro, o PSL. Houve uma cisão da Executiva Nacional com o diretório regional, presidido por Newton Lins, e as siglas de sustentação do novo presidente foram o PRP e o PRTB. Destes, apenas o PRP conseguiu eleger representantes, a federal Bia Kicis e o distrital Daniel Donizet.

Novinhos

O DF também foi a única unidade da federação do Centro-Oeste que elegeu candidatos do PSOL e dos recém-criados Rede e Partido Novo. Os distritais Leandro Grass (Rede) e Júlia Lucy (Novo) são, portanto, pioneiros de suas siglas na região

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado