Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Juntos enfim

Arquivo Geral

11/12/2018 7h00

Atualizada 10/12/2018 22h09

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) fez uma reunião geral com seus secretários e presidentes de empresa já anunciados no gabinete da transição, no CICB. Depois das falas e cumprimentos protocolares, ele afirmou que pretende ser “ fácil no trato e duro na cobrança”, além de prometer que haverá prazos e metas a serem cumpridas. E fez um autoelogio a suas escolhas, dizendo ter selecionado “pessoas de renome em suas áreas”.

Sem política

O governador eleito ainda garantiu que deixou de lado a parte política nas indicações e disse que prestigiou a parte técnica de cada integrante. Ele afirmou que, a partir da próxima semana, haverá encontros mais alongados entre os secretários para os principais projetos de cada pasta serem discutidos.

Dissolução

Dentre os temas tocados, ele afirmou que vai mudar o status de Brasília, chamada por ele de “cidade Sonrisal” porque, quando chove, tudo se dissolve. Outro ponto foi a educação. “Temos um sistema educacional que, por melhor que tenha conseguido se manter nos últimos anos, não conseguiu elevar o nível e não temos projetos estruturantes nessa área”, criticou.

Mais uma previdência

A bolada de R$ 1,2 bilhão administrada pela Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Federais (Funpresp) está em jogo com as eleições para os órgãos colegiados da entidade. São 11 chapas e 10 candidatos na disputa para os conselhos Deliberativo, Fiscal e os comitês de assessoramento do Executivo e do Legislativo. O período de campanha segue até 3 de fevereiro de 2019, véspera do início do pleito, que vai de 4 a 11 de fevereiro.

Curta o Dia

O fundo bilionário garantirá a aposentadoria dos mais de 70 mil servidores associados – pouco mais de 50 mil são votantes. Um grupo formado pelas chapas 8, 9 e 10, sob o lema Avançar com Competência, Transparência e Fiscalização, fez um comes e bebes em um conhecido restaurante na Asa Sul para lançar sua plataforma e outros eventos do tipo devem acontecer ao longo da semana. Os candidatos são todos servidores efetivos da Câmara dos Deputados, INSS, Receita Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

LUOS no fim do túnel
O projeto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) está bem próximo de ir a votação no plenário da Câmara Legislativa do DF (leia mais na página 6). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que é o último degrau antes de ser aprovada ou rejeitada, já colocou a apreciação da matéria na pauta desta terça-feira (11), com parecer de admissibilidade do relator Professor Israel (PV).

Virada para o Sul

A ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Rodrigo Rollemberg (PSB), Leany Lemos (PSB), desempenhará a mesma função na gestão do governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ela também é primeira suplente da senadora eleita Leila do Vôlei (PSB).

Surpresa

A imprensa local tratou a indicação como surpresa. O jornal Zero Hora disse que Leany foi a responsável pelo “ajuste fiscal do governo Rollemberg” e lembrou o fato de ela ser servidora de carreira do Senado para justificar a lembrança a uma personagem alheia ao cotidiano gaúcho. A proximidade entre Leany e o futuro secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Santos, um dos primeiros nomes confirmados por Leite, teria papel importante na escolha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado