Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Irregularidade nos conselhos tutelares

Arquivo Geral

15/03/2018 7h00

Atualizada 14/03/2018 23h55

Conversas pelo WhatsApp, em texto e áudio, entre a presidente da Comissão de Ética dos Conselhos Tutelares, Gabriela Aparecida Rodrigues, e a primeira suplente, atual conselheira do Lago Sul, Tayane Sant Anna Parente, revelam suposto esquema de nomeações para os cargos no DF. Na conversa, Tayane pede para que a presidente consiga nomeá-la e isso seria um “presente de aniversário”. Gabriela autorizou a nomeação da amiga este mês. Os documentos trazem ainda outros dois casos de irregularidade nas nomeações de conselheiros tutelares do DF.

Julgamento tendencioso

Gabriela é a responsável por julgar os conselheiros tutelares que respondem a processos administrativos disciplinares. Ela passava informações e dados sigilosos para a amiga e, no julgamento dos processos, prometeu condenar atuais conselheiros a sanção de perda de mandato para que Tayane pudesse ser alocada em uma vaga. Vinícius Lobão, conselheiro na RA, teve dois processos analisados por Gabriela. Foi condenado em ambos.

Denúncia protocolada

A Câmara Legislativa do DF irá investigar a denúncia. A deputada Celina Leão (PPS) recebeu toda a documentação e protocolou um pedido junto à Comissão de Transparência da Casa. Um requerimento também foi enviado à Secretaria da Criança do DF pedindo informações sobre os julgamentos do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) do qual a conselheira do Lago Sul teria sido beneficiada. Só ontem, mais de 20 conselheiros procuraram o gabinete da deputada para relatar irregularidades nos conselhos do DF. “ As conversas são comprometedoras. É muito grave.”

Apertou, saiu

A pressão do funcionalismo público falou mais alto e Rodrigo Rollemberg precisou se render, até mesmo para não prejudicar ainda mais sua imagem em ano eleitoral. Anunciou ontem a nomeação de servidores para as áreas da saúde, segurança, cultura, para órgãos como Procon e Metrô, além de reforços também para o quadro das secretarias de Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Atenção para a chamada

Nos próximos 15 dias serão convocados 1.485 servidores para a saúde: 295 médicos, 256 enfermeiros, 767 técnicos e 167 especialistas. O Metrô receberá 63 e o Procon, 39 novos funcionários. Ainda em março, 34 auditores de controle interno irão para as pastas da Fazenda e de Planejamento. As nomeações para a Secretaria de Cultura (20) e para agentes do sistema socieducativo (242) estão previstas para abril. Na Segurança, será a partir de maio: 114 agentes penitenciários, 255 policiais civis, 65 delegados, 160 peritos e 30 papiloscopistas — até dezembro.

Mais pressão à vista

O anúncio foi feito ontem e, hoje, algumas categorias já armam o rebote. Os servidores da carreira pública de assistência social do Distrito Federal farão das 9 às 12h uma vigília em frente ao Palácio do Buriti. O servidores pedem o pagamento do reajuste salarial e de benefícios como vale-alimentação e licenças-prêmio, além da realização de concurso público para suprir o déficit estimado em 2.600 trabalhadores da categoria.

Herança política no páreo

Com discurso de reconstrução da política nacional, o Partido Pátria Livre (PPL) decidiu lançar a candidatura de João Goulart Filho à Presidência da República. Filho do ex-presidente João Goulart, o novo concorrente terá o jurista Léo Alves, fundador do Movimento Cívico Nacional (MCN) e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) ao lado como pré-candidato a vice-presidente. A legenda pretende desmontar as cúpulas do PT, PMDB e PSDB que, segundo o partido, levaram o País à miséria, desindustrialização, devastação dos serviços públicos, insegurança pública e decadência moral.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado