Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Herança bem-vinda

Arquivo Geral

23/01/2018 7h00

Atualizada 22/01/2018 22h33

A saída do deputado federal Ronaldo Fonseca (Pros) da corrida eleitoral fortalece a disputa de um outro concorrente, Marcos Pacco (Pros). Na eleição passada, o professor de cursinho teve 28 mil votos, quase 100% de apoio dos estudantes, mas conseguiu apenas a 1ª suplência. Evangélico, Pacco espera agora herdar o capital eleitoral do companheiro de partido para alcançar uma vaga para deputado federal. Pacco tem expectativa de conseguir pelo menos 40% dos 85 mil votos dados a Ronaldo Fonseca em 2016.

Até bombril

A verba indenizatória a que os deputados distritais têm direito tem “mil e uma utilidades”. Serve para o pagamento de aluguel de carro de luxo a compra de esponja de aço para lavar louça. Em novembro, o distrital Robério Negreiros (PSDB) gastou R$ 225,16 do recurso com sabão em pó para roupas, lustra móveis para estantes e mesas, água sanitária, detergente, entre outros itens para limpar o gabinete de apoio, uma sala no Venâncio III, na Asa Sul.

Corrida eleitoral

Olair Francisco (Progressistas), atual secretário-geral do partido no DF, já fez sua aposta. Disposto a voltar para a Câmara Legislativa nas próximas eleições, ele espera conseguir a vaga apoiado pelo PMDB, em uma aliança mais ampla com PR, PTB e Pros. Roney Nemer (Progressistas) comanda o partido da capital e apesar das conversas só fecharem após o carnaval, o compromisso é se manter para federal. Se o acordo mudar e a disputa subir para majoritário, Olair tentará a Câmara dos Deputados.

Repeteco

Não é a primeira vez que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) usa a estratégia de junção de especializadas para melhorar o fluxo da corporação. A Delegacia de Repressão a Furtos (DRF) tinha 27 policiais quando foi unida à Delegacia de Repressão a Roubos (DRR), na época com 60 policiais, para virarem a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRRF). Em tese, o núcleo deveria ficar com pelo menos 80 servidores, no entanto, hoje, apenas 49 policiais atuam à frente da especializada. Com baixa no efetivo, as quadrilhas de furtos ganharam fôlego pelas regiões do DF.

Estratégia secundarista

A pouco mais de 24 horas do julgamento do aliado político, Lula, a senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, participa do ato de transferência da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) para Porto Alegre. É a segunda vez na história que os movimentos estudantis são migrados para Porto Alegre. A primeira vez foi em 1961, na gestão de Aldo Arantes durante a campanha da legalidade. O objetivo era garantir que João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.

Menos indefinida

Hoje PPS, PDT, PSD e Rede sentarão à mesa mais uma vez. As siglas pretendem avançar na construção de uma candidatura alternativa na corrida pelo Palácio do Buriti. “Vamos dizer, que a conversa está menos indefinida”, brinca o senador Cristovam Buarque (PPS). O grupo busca definir um nome com capacidade de gestão e articulação de uma chapa com fôlego para faturar a eleição em oposição ao governo Rollemberg (PSB). “Nosso bloco tem dois lados. Quem esteve junto com o governador na eleição passada e não estão mais. E aqueles que nunca estiveram junto com Rollemberg”, reforça.

Nadando por nulos e brancos

Prevendo uma eleição dura, Buarque considera fundamental a definição de uma chapa com capacidade para atrair o maremoto de votos brancos e nulos, sinalizados nas pesquisas de opinião. Reflexo da descrença da população com a classe política. “Fala-se muito do novo. O novo não é a pessoa. É uma fala nova com coerência com o passado”, interpreta o senador. Neste mar revolto, todos têm chances, inclusive o governador Rollemberg. “Ele conseguiu um balão de oxigênio. Ainda está muito mal, mas conseguiu oxigênio pegando o dinheiro da aposentadoria dos servidores”, alfineta.

Portas abertas

O bloco não fecha as portas para uma composição com Jofran Frejat (PR). Tendo propostas em comum e o reconhecimento da aliança junto a opinião pública são fatores em análise neste debate. O grupo também não descarta uma composição com o PRB. Neste caso, a dúvida ronda a “dupla personalidade” política da legenda, que por um lado flerta com o voo alternativo para o Buriti, mas por outro mantem cargos e o controle da secretaria de Esportes na gestão Rollemberg.

Freio tenebroso

A cúpula do Buriti ainda não fechou as contas, mas projeta que um grande número de secretários, presidentes de empresas públicas e administradores regionais vão entregar os cargos para tentar a sorte nas urnas. O medo do núcleo governista é que o movimento de manada leve a um apagão na gestão. E neste momento de esforços concentrados para a recuperação do governo, tudo o que Rollemberg não quer é ser forçado a frear a máquina pública.

Enrola, enrola

Os moradores da 207 sul não estão nada nada felizes com o governador. Entre os motivos, a demora na retirada dos tapumes de uma área próxima ao comércio da quadra. O antigo dono da área pretendia construir um Restaurante Unidade de Vizinhança (RUV), mas os vizinhos reinvidicaram que o local fosse considerado área verde. Em agosto do ano passado Rollemberg usou um vídeo para firmar um acordo de desapropriação do terreno, mas os tapumes ainda estão lá porque a indenização devida pela Terracap ao antigo dono ainda está em fase de negociação. Tudo pode ter que ser decidido na Justiça.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado