Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Deputados apontam uso indevido de superávit

Arquivo Geral

23/05/2017 7h00

Atualizada 24/05/2017 19h40

Os deputados Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS) e Wellington Luiz (PMDB) preparam uma representação contra o governador Rodrigo Rollemberg por “uso indevido dos recursos do superávit de empresas públicas”. E devem procurar a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal, o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas do DF, onde já têm audiência agendada com a presidente, Anilcéia Machado. Tramita na Câmara Legislativa um projeto que autoriza o governo a transferir para o Tesouro local recursos superavitários de órgãos e entidades da administração direta e indireta do DF, incluindo os fundos.

Na pauta

O governo faz pressão para que a proposta entre na pauta – inclusive, o assunto foi discutido ontem do colégio de líderes – e ficou acertado que hoje os deputados serão consultados para saber se entra ou não em votação. O texto, que tramita em caráter de urgência e já passou pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento e Finanças (Ceof), garante o repasse de R$ 400 milhões para os cofres do Buriti. E deve ser utilizado para pagar salários. O governo diz que há esforços contínuos para manter os pagamentos em dia. É polêmico o texto que tem apoio irrestrito da base aliada, que hoje é maioria na Câmara Legislativa.

Se depender da oposição

A oposição, no entanto, deve chiar e o projeto, que foi para a pauta por insistência dos governistas, pode não ser apreciado imediatamente. Celina Leão quer, inclusive, fazer uma audiência pública para discutir os termos propostos pelo Executivo. Para ela, o texto é uma tentativa de regularizar o “crime” que o governo vem cometendo, já que, segundo ela, os recursos já são utilizados indevidamente.

Confusão

Presidente da Ceof e líder do governo na prática, o deputado Agaciel Maia (PR) diz que a proposição está cercada de desinformação. “O governo não vai retirar dinheiro dos fundos. O projeto só regulariza um procedimento contábil”, argumenta.

Delação premiada

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes discutem sobre delação premiada, hoje, em evento no UniCeub. O tema mais comentado dos últimos tempos será debatido hoje e amanhã, à noite, no campus da Asa Norte. Além dos ministros, participam do evento juristas de diferentes áreas, entre advogados, procuradores e juízes.

Semana da África

Presidente da Frente Parlamentar de Relações Internacionais da Câmara Legislativa, o deputado distrital Lira (PHS) agendou sessão solene, ontem, para homenagear a Semana da África no Brasil, que vai até o dia 25 de maio. “Tenho promovido uma melhor interlocução entre a sociedade brasiliense e os países africanos com representação na capital federal, envolvendo temas como história, cultura, educação, tradição, religiosidade, comércio, indústria, entre outros temas de suma importância”, diz o deputado, que recebeu ontem embaixadores dos países africanos e o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Juvenal Araújo, entre outras autoridades envolvidas com o tema.

Até a segurança

A cúpula da Segurança Pública tem acompanhado o lançamento das operações do programa Cidades Limpas, capitaneada pelo secretário Marcos Dantas. A ideia é que as ações de segurança sejam incorporadas ao cardápio de serviços que a força-tarefa articulada pela Secretaria das Cidades leva às regiões administrativas. A operação, lançada ontem em Samambaia, fica na região até o dia 2 de junho.

Limpa daqui também

Se, de um lado, Marcos Dantas lidera as operações nas regiões administrativas, o vice-governador Renato Santana tem usado o Facebook para mostrar que, em outra frente, tem feito também um trabalho de visitar as regiões e apertar a mão dos moradores. Dia desses, mencionando o Dia do Gari, fez até uma lembrança de um ditado popular: “Cidade limpa não é a que mais se varre…”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado