Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Colete embaixo do terno

Arquivo Geral

02/01/2019 7h00

Atualizada 01/01/2019 23h19

Contrariando a equipe de segurança, o presidente Jair Bolsonaro optou por um carro aberto na Esplanada dos Ministérios, usando o tradicional Rolls Royce que transporta presidentes em eventos desde 1953, no governo Getúlio Vargas. Mas não foi sem uma dose adicional de segurança: usou um colete à prova de balas por baixo do terno, na cerimônia de posse. A sugestão teria sido da sua equipe de segurança.

Carro fechado

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pedira ao presidente que fizesse o desfile em carro fechado, para evitar um eventual ataque, mas ele não seguiu a orientação. Até eleitores mandaram mensagens pedindo que não permitissem que ele se expusesse durante o trajeto. A equipe colocou atiradores de elite no trajeto do carro oficial.

Chamada Geral

Na tarde de hoje, o governador Ibaneis Rocha (MDB) fará a primeira reunião com os 29 secretários. A previsão é que todos os nomes fossem publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de hoje. Ibaneis deve começar a dar ainda mais trabalho para os chefes das pastas do Executivo. O encontro será na Residência Oficial de Águas Claras no início da tarde.

Eternamente Iolando

Por duas vezes, o deputado Jorge Vianna (Podemos) “trocou” o sexo do deputado Iolando (PSC). Vianna estava auxiliando o deputado Robério Negreiros (PSD), que presidia a sessão de votação para a presidência da CLDF, e tinha a obrigação de chamar nome por nome. Assim, nas duas vezes que chamou o parlamentar do PSC, ele disse a versão feminina do nome – Iolanda. Na segunda, ele se desculpou e prometeu não errar novamente. A risada foi geral. Inclusive, do deputado vítima do erro.

Com que roupa…

Técnico em enfermagem, Jorge Vianna (Podemos) usou o uniforme do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cerimônia de posse na Câmara Legislativa (CLDF) para representar a categoria que ajudou a levá-lo ao posto. Vianna é enfermeiro, presidente da Federação Brasileira dos Profissionais de Enfermagem e foi diretor do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate-DF).

…eu vou

Também fora do comum, o distrital João Hermeto (PHS) chegou para a solenidade a bordo de um fusca caracterizado da Polícia Militar. O subtenente, que acaba de entrar para a reserva da corporação, foi administrador-regional da Candangolândia na gestão de Agnelo Queiroz (PT) e cumprirá mandato pela primeira vez no DF.

Ficou para fevereiro

Além do acordo de desmembrar a atual Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP) em duas, quando os parlamentares voltarem do recesso, em 1º de fevereiro, haverá a votação da Comissão Parlamentar de Análise de Propostas de Emenda à Lei Orgânica (Cepelo). A comissão sempre é constituída quando há a necessidade de mudanças na Lei Orgânica. A última vez foi para a discussão sobre os super salários, em março de 2017.

Um servidor do povo

Fora da Câmara Legislativa após quatro mandatos, o deputado distrital Chico Leite (Rede) retorna ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios após não conseguir se eleger senador. Mas quem pensa que ele estará desanimado na antiga função se engana. À Coluna, o ex-distrital e sempre promotor de Justiça revela o que espera este ano e na volta à casa que trabalhou por décadas. “A crise, mais que econômica ou política, é de esperança e de valores. Espero que, em 2019, resgatemos a capacidade de sonhar com a política, como serviço e lugar de pessoas honestas; e reafirmemos nossos valores, cumprindo a palavra, honrando nossas dívidas e nunca fazendo aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem. Contem comigo sempre, onde estive

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado