Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Cobrança ao coronel

Arquivo Geral

07/01/2019 7h00

Atualizada 06/01/2019 20h29

A presença de autoridades na primeira troca de bandeira no ano, na Praça dos Três Poderes, foi também uma oportunidade para cobranças. O coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, novo comandante do Corpo de Bombeiros do DF, foi rodeado por aprovados no último concurso da corporação. Mais de 2,5 mil já passaram por todas as fases e aguardam apenas a nomeação para começar a trabalhar.

Promessa a cumprir
“Agora não posso precisar a data de quando vai iniciar porque as nomeações do governo ainda não foram terminadas”, justificou-se ao grupo. O coronel deu certeza de que pelo menos uma das turmas formadas será nomeada nos primeiros cem dias da gestão, mas disse que é necessário aguardar o levantamento financeiro feito pelo governo.

Novos no point
Um famoso restaurante da Asa Norte, que tem ares de boteco carioca, caiu no gosto do novo governo e das autoridades. Na última sexta-feira, vários secretários e assessores do governador Ibaneis Rocha bateram ponto numa famosa feijoada na 404 Norte. Em mesas distintas, dois grupos de executivos do GDF falavam dos planos e do ritmo frenético que o novo titular do Buriti começou a administração.

Sem estranheza
O lugar sempre foi famoso por acolher políticos. Ano passado, até o ex-governador Rodrigo Rollemberg, vez por outra, ia lá nas sextas, acompanhado de secretários.

Divisão de espaços
Mas os tempos são outros, embora alguns ex-secretários de Rollemberg também estivessem no local. A nova gestão no Buriti presente ao espaço elogiava o novo chefe em várias conversas. Um elogio era constante: a capacidade que Ibaneis vem mostrando de dividir espaços na gestão. Além de dar autonomia, com cobranças naturais, aos secretários, ele vem permitindo que o vice Paco Britto seja um personagem atuante, e não uma figura decorativa ou um rival palaciano, como ocorreu em governos passados. A esmagadora maioria acha que esta é uma medida acertada e que coloca o governo em permanente sintonia fina.

Algumas estranhezas
Muitos dos assessores de Ibaneis Rocha têm uma histórica presença ao lado dele. Outros são conhecidos mais recentes. Mas quase todos estranharam algumas nomeações recentes de primeiro escalão – especialmente nas administrações regionais. Ao menos uma delas é encarada como complexa. Mas todos foram unânimes em dizer que o governador quer eficiência, e não problemas. “Se der problema, ele vai se livrar rapidinho, pode apostar”, segredou uma fonte à coluna.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado